Canelite: causa e tratamento

 em Cuidados, Patologias, Tratar dores

Canelite ou síndrome do estresse tibial medial (SSTM) é definida como uma condição que produz dor medial na perna devido a exercício de corrida ou marcha repetitiva. O termo “canelite” descreve apenas o quadro de dor na perna desencadeada pelo exercício sem, entretanto, especificar a causa.

REgião da dor da canelite

Causa da canelite

A pronação dos pés, o uso de calçado inadequado e os erros no treinamento são alguns fatores que podem desencadear o quadro. A canelite apresenta dor difusa ao longo da borda medial da tíbia que, geralmente, melhora com o aquecimento.

Eventualmente, a dor pode surgir tardiamente. À medida que há persistência no exercício, a dor se torna mais aguda, persistente, podendo surgir durante o movimento (caminhar) e o repouso.

Tratamento e prevenção da canelite

A melhor maneira de evitar dores nas canelas é alongar e fortalecer os músculos das pernas, usar calçado com boa absorção de impacto e evitar correr em superfícies duras. Palmilhas Ortopédicas que oferecem suporte para o arco longitudinal medial também são importantes. E evite a atividade esportiva durante o tratamento.

Se o problema persistir, consulte seu médico. Quer saber mais sobre canelite? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita