Início » Blog » Canelite: o que é, causas e como tratar
Última Atualização: 20 de dezembro de 2024

Canelite: o que é, causas e como tratar

 em Conteúdos Diversos Relacionados aos Pés, Dores: Causas, Sintomas e Tratamentos, Patologias: Doenças que Afetam os Pés

A canelite é uma inflamação que ocorre no osso da canela (chamado de tíbia), nos músculos e tendões da região. Essa condição também é chamada de síndrome do estresse tibial medial e afeta principalmente corredores e atletas.

Eu sei que você deve estar se perguntando o que é bom para canelite. Para entender mais sobre essa condição, descobrir suas principais causas e como resolver as dores, continue lendo este artigo. Boa leitura!

Sintomas da canelite

Os sintomas da canelite geralmente se manifestam de forma gradual e estão relacionados principalmente aos momentos de esforço físico, como ao correr ou realizar outras atividades físicas.

A dor na canela, na parte frontal, ao longo do osso é o sintoma central. Aparece como um leve incômodo e pode se intensificar ao longo do tempo. Pessoas com canelite também sentem dor durante ou após atividades físicas, que podem persistir mesmo após o repouso, sensibilidade ao toque,  inchaço na canela e rigidez nas pernas ao levantar.

Se os sintomas persistirem, o mais adequado é buscar a ajuda de um médico ou um fisioterapeuta para encontrar o tratamento mais adequado para o seu caso. 

Quais são as causas da canelite?

As principais causas da canelite estão relacionadas a sobrecargas, principalmente provenientes de esforços físicos e fatores biomecânicos (alterações na pisada e na forma de caminhar). Veja as principais causas:

  • Atividades físicas de alto impacto;
  • Aumento no volume ou intensidade dos treinos;
  • Pisada pronada;
  • Pisada supinada;
  • Falta de alongamento antes e após os exercícios;
  • Fraqueza e desequilíbrios musculares;
  • Uso de calçados inadequados;
  • Sobrepeso.

Erros de pisada

O surgimento da canelite muitas vezes está associado a erros de pisada, que podem sobrecarregar regiões específicas dos pés e pernas e contribuir para o surgimento da inflamação na canela. 

Pisada pronada

A pisada pronada é um movimento natural do corpo em que os pés giram para dentro, de maneira excessiva, ao caminhar ou correr. Esse movimento coloca os músculos e tendões próximos à tíbia sob pressão, o que causa a inflamação. 

dor tornozelo causa tipo pisada pronada supinada

Tipos de pisada

Pessoas com pés chatos (quando o arco do pé é baixo ou inexistente), tendem a ter pisada pronada.

Pisada supinada

A pisada supinada também é um movimento natural do corpo. Neste caso, os pés giram para fora durante o movimento de caminhar ou correr, causando sobrecargas na canela, no joelho e também no tornozelo. 

Pessoas com pés cavos (quando o arco do pé é muito elevado), tendem a ter uma pisada supinada. 

Falta de flexibilidade

Fazer alongamentos antes e após as atividades físicas é um essencial para preparar os músculos e prevenir o surgimento de lesões. A falta de flexibilidade pode trazer diversos problemas à canela, pés, tornozelos e joelhos, confira:

  • Tensão muscular: os músculos ficam encurtados e rígidos, fazendo com que os tendões e os ossos da perna, como a tíbia, sofram uma maior tensão;
  • Comprometimento da flexibilidade: as articulações têm sua amplitude de movimento reduzida, o que pode gerar sobrecargas e alterações na biomecânica (a maneira como uma pessoa caminha);
  • Absorção de impacto prejudicada: músculos alongados e flexíveis absorvem melhor os impactos nos membros inferiores causados por atividades físicas;
  • Desequilíbrios musculares: os grupos musculares da frente e de trás das pernas acabam sofrendo tensões desiguais. 

Prática de atividades físicas sem fortalecimento muscular

Iniciar a prática de exercícios sem o devido fortalecimento muscular ou acompanhamento profissional pode sobrecarregar o periósteo tibial, uma membrana que recobre o osso da tíbia na canela, e consequentemente, causar canelite.

Prática de exercícios em terrenos rígidos

Fazer exercícios em terrenos rígidos – como concreto e asfalto – sem calçados adequados, pode sobrecarregar diferentes partes da perna e do pé, como a tíbia, provocando canelite.

Calçados inadequados

Calçados com pouco amortecimento e calçados desgastados não absorvem os impactos da maneira correta e acabam sobrecarregando a tíbia, pois ocorre um estresse nos músculos, tendões e ossos da perna, incluindo a tíbia. 

Os calçados sob medida da Pés Sem Dor são ideais para o dia a dia em casa ou no trabalho, principalmente para quem tem canelite. Eles oferecem o conforto necessário e possuem espaço suficiente para usá-los junto com palmilhas ortopédicas que resolvem as dores da canelite. Conheça os calçados sob medida da Pés Sem Dor.  

Tênis ultra Sob Medida

Tênis ultra Sob Medida da Pés Sem Dor

Sobrecarga de atividades físicas

Algumas atividades físicas, como correr e saltar, são atividades de alto impacto. Isso quer dizer que os membros inferiores, incluindo toda a região da tíbia, músculos e tendões, sofrem impactos mais intensos, que geram sobrecargas e possibilitam que a inflamação ocorra. 

Exercício físico em excesso

Muitas pessoas acreditam que quanto mais se exercitarem, melhor será para a sua saúde, porém, não é bem assim. Exercício físico deve ser feito na medida certa, para que não seja exigido muito do corpo e não colocá-lo sob estresse constante. 

Como é feito o diagnóstico da canelite?

O diagnóstico da canelite medial geralmente é feito a partir de uma avaliação clínica e histórico médico da pessoa. Em alguns casos, podem ser feitos exames de imagens. Veja:

  • Histórico médico: o profissional de saúde investiga os sintomas, o tipo de calçado utilizado no dia a dia, fatores de risco e atividades físicas realizadas.
  • Exame físico: é feita uma palpação na região da tíbia para identificar pontos de dor e sensibilidade, além de uma avaliação de mobilidade e flexibilidade, teste de impacto e análise da pisada. 
  • Exames de imagem (em casos específicos): pode ser solicitado um raio-x para verificar se há fratura por estresse, uma ressonância magnética para avaliar com mais detalhes os tecidos e os ossos da região da tíbia ou até uma cintilografia óssea para identificar áreas de estresse ósseo.

Como tratar a canelite? 

O tratamento para canelite inclui mudanças de hábitos, como diminuir a frequência e intensidade de treinos, repouso, uso de palmilhas e mais. 

Sessões de fisioterapia

A fisioterapia é sua grande aliada para corrigir possíveis desalinhamentos e fortalecer a musculatura da canela, tratando e prevenindo a canelite.

Diminuição da frequência e intensidade dos treinos

Como a canelite medial pode ser causada pela prática excessiva de exercícios físicos sem acompanhamento profissional, aliviar um pouco os treinos pode ser uma forma simples de tratar a doença e prevenir novas dores na canela.

Uso de palmilhas sob medida

As palmilhas ortopédicas são essenciais para o tratamento de canelite. Use as palmilhas ortopédicas sob medida da Pés Sem Dor para corrigir os erros de pisada, pés chatos ou cavos e redistribuir as pressões nos membros inferiores.

Palmilhas tradicional sob medida Pés Sem Dor

Palmilha tradicional sob medida Pés Sem Dor

Elas oferecem amortecimento e absorção de impacto, diminuindo as sobrecargas na tíbia. Além disso, elas também corrigem a pisada e previnem o surgimento de outras lesões. 

Repouso e gelo

O repouso e aplicação de gelo são fundamentais para a tratar a canelite, aliviar a dor e reduzir a inflamação, principalmente nos estágios iniciais dessa condição.

O repouso permite que os ossos, músculos e tecidos se recuperem das microlesões causadas pelo impacto repetitivo e sobrecargas. 

Já o gelo diminui a circulação sanguínea no local, favorecendo a redução da inflamação e inchaço, e consequentemente a dor. Podem ser aplicadas compressas de gelo de 3 a 4 vezes ao dia, de 10 a 15 minutos.

Como prevenir a canelite?

Prevenir o surgimento da canelite requer uma combinação de cuidados no dia a dia, como:

  • Se alongar antes e após as atividades físicas;
  • Aumentar a intensidade dos treinos apenas de forma gradual;
  • Usar calçados adequados, com um bom amortecimento;
  • Treinar apenas em superfícies lisas e adequadas, como a grama (evitar concreto, asfalto e areia);
  • Manter um peso saudável;
  • Realizar exercícios de fortalecimento muscular para as pernas, panturrilhas e pés
  • Respeitar os días de descanso;
  • Usar palmilhas ortopédicas sob medida para corrigir os erros de pisada, pés chatos ou cavos e redistribuir as pressões nos membros inferiores.

As palmilhas sob medida são essenciais para tratar a canelite, pois oferecem amortecimento e absorção de impacto, diminuindo as sobrecargas na tíbia. Além disso, elas também corrigem a pisada e previnem o surgimento de outras lesões. Veja todos os benefícios: 

  • Amortecimento e absorção de impacto: fornecem amortecimento adicional, reduzindo o impacto nas pernas durante atividades físicas e, consequentemente, diminuindo a sobrecarga na tíbia.
  • Correção da pisada e alinhamento biomecânico: palmilhas personalizadas podem corrigir desalinhamentos nos pés, tornozelos e joelhos, melhorando a biomecânica da pisada e distribuindo uniformemente a pressão nos pés.
  • Prevenção de lesões secundárias: ao corrigir a pisada e fornecer suporte adequado, as palmilhas ajudam a prevenir outras lesões, como tendinites e problemas nos joelhos e coluna.

Essas indicações, além de prevenir o surgimento da canelite, também melhoram a sua qualidade de vida.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013) e é sócio proprietário da Clínica LM Saúde. É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos.Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas