Início » Blog » Dor na canela: principais causas e tratamentos
Última Atualização: 22 de dezembro de 2023

Dor na canela: principais causas e tratamentos

 em Dores, Evitar dores, Tratar dores

A dor na canela é uma condição desagradável que prejudica o dia a dia de milhares de brasileiros. Por mais que seja comum, muitas pessoas não sabem como tratar esse problema e recuperar sua qualidade de vida. Para não sofrer mais com isso, descubra quais são as principais causas da dor na canela e veja os tratamentos mais eficazes.

Dor na canela: causas

Saber qual é a causa da dor na canela é o primeiro passo para tratar a condição. Para isso, consulte um profissional especializado para entender quais são os motivos para sua dor na canela, que podem ser:

Pisada torta

Uma pisada desalinhada pode causar dores em diferentes partes do corpo, já que prejudica o amortecimento de impacto e sobrecarrega certas regiões. Uma pisada pronada, por exemplo, é uma das principais causas de dor na canela.

Arco do pé de altura anormal

O arco do pé, também conhecido como arco plantar, é uma das estruturas responsáveis pela distribuição de carga no pé e pelo amortecimento de impacto. Para distribuir as cargas uniformemente, o arco do pé deve ter uma elevação média – nem muito baixa, nem muito alta.

 

Um arco do pé mais baixo, ou seja, um pé chato, sobrecarrega a canela, visto que a sustentação da área fica por conta do músculo tibial posterior, o que pode inflamar o  periósteo tibial – uma membrana que envolve a tíbia – e provocar canelite.  Um arco do pé mais alto, como no pé cavo, também prejudica a distribuição de carga e pode provocar dor na canela.

Sobrecarga

A sobrecarga da canela também pode ocorrer por causa da prática de atividades físicas sem acompanhamento profissional ou fortalecimento muscular e uso de calçados inadequados. Praticar exercícios em terrenos rígidos é outra condição que agrava a dor na canela.

Dor na canela: tratamentos

Para tratar a dor na canela, consulte um profissional especializado, pois é preciso descobrir a causa da dor para tratá-la de maneira adequada. Além de métodos paliativos para aliviar temporariamente a dor, como compressas de gelo, o profissional pode recomendar:

Alongamento e fortalecimento dos músculos

Como a dor na canela pode ser causada pela sobrecarga da região, o profissional especializado pode recomendar sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos da região e diminuir a sobrecarga. Além disso, o alongamento regular dos músculos da canela pode ajudar a tratar e aliviar as dores.

Uso de palmilhas e calçados feitos sob medida

O uso de sapatos e palmilhas feitos sob medida ajuda a tratar e prevenir a dor na canela – assim como em outras partes do corpo, visto que corrige possíveis desalinhamentos da pisada, oferece maior suporte ao arco do pé, melhora o amortecimento de impacto e uniformiza a distribuição da carga.

 

Para acabar com suas dores na canela, agende uma avaliação gratuita no site Pés Sem Dor ou pelo telefone 4003-8883 e transforme sua vida!

Perguntas frequentes

 

Quais são as causas da dor na canela?

A dor na canela pode ser causada por diversos fatores, como prática de atividades físicas sem fortalecimento muscular ou acompanhamento profissional, uso de calçados inadequados, pisada torta e arco do pé de altura anormal.

 

Como aliviar a dor na canela?

Para tratar a dor na canela, você deve consultar um profissional especializado, que pode recomendar compressas de gelo, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, e o uso de calçados feitos sob medida, que corrigem possíveis desalinhamentos da pisada e melhoram a distribuição de carga.

 

Usar calçados especiais alivia a dor na canela?

Sim! Usar palmilhas e sapatos feitos sob medida é uma forma simples de aliviar a dor na canela e em outras partes do corpo. Além disso, os calçados da Pés Sem Dor são fabricados com tecnologia 3D a partir de um molde do seu pé – por isso, promovem um encaixe perfeito, evitam sobrecargas e corrigem desalinhamentos da pisada que poderiam provocar dor na canela.

 

Fontes

https://www.pessemdor.com.br/dor-na-canela/

https://www.pessemdor.com.br/palmilha-canelite/

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita