Pisada Supinada

 em Saúde

Uma das formas mais comuns de pisar, a pisada supinada pode causar problemas quando acontece com frequência. Leia e entenda mais sobre pisada supinada.

Pisada supinada ou supinação, é o movimento que o pé realiza “para fora” ao se movimentar. Esse movimento é natural do corpo humano – mas, quando acontece em excesso, pode trazer problemas para a saúde dos pés. Uma das melhores formas para corrigir esse problema são as palmilhas feitas sob medida.

Pisada supinada: o que é?

Durante a fase de contato com o solo, as forças absorvidas se distribuem proporcionalmente ao longo do pé, passando por 3 estágios: no primeiro, o calcanhar se apoia no chão; no segundo, o lado externo da planta do pé é pressionado; no terceiro, no final do ciclo da pisada, as forças terminam nos metatarsos e no dedão.

Entretanto, pessoas com a pisada supinada tem uma variação da distribuição dessas pressões e as cargas que deveriam ser aplicadas nos metatarsos/dedão acabam sobrecarregando a parte mais lateral do pé.

Geralmente, pessoas com pés cavos também apresentam supinação durante o andar. Outros fatores, como o alinhamento em varo dos tornozelos e joelhos, fraqueza muscular ou disfunção das estruturas estabilizadoras dos membros inferiores, também podem causar a pisada supinada.

O que a pisada supinada pode causar?

As dores provenientes da pisada supinada excessiva são decorrentes da sobrecarga aplicada na região lateral do pé, no quinto metatarso e no dedinho. Indivíduos praticantes de atividades físicas intensas e corrida estão mais propensos a essas dores (por causa da alta repetição de movimentos). Alguns dos diagnósticos que podem se desenvolver a partir da pisada excessivamente supinada, são:

  • Bunionette: é o joanete do quinto metatarso (ossinho do pé) e ocorre devido ao excesso de carga contínua aplicada na lateral do pé;
  • Calos: são espessamentos da pele que se formam para proteger as camadas internas do corpo. Formam-se a partir dos pontos de pressão aplicados no pé;
  • Entorses de tornozelo: por causa pisada supinada, o tornozelo fica muito mais suscetível a entorses em inversão – isto é, quando o pé vira para fora;
  • Tendinites fibulares: os tendões fibulares são estruturas responsáveis por estabilizar e dar equilíbrio ao tornozelo. A pisada supinada pode sobrecarregar esses tendões e gerar dor.

O desalinhamento em varo do joelho também pode estar ligado à pisada supinada, pois a sobrecarga na parte externa é maior. Tal desalinhamento pode causar a sobrecarga de algumas estruturas, podendo levar ao desenvolvimento de dores.

Pisada Supinada: como identificar 

Para saber qual o tipo de pisada que o sujeito apresenta, alguns artifícios podem ser utilizados – como, por exemplo, a análise do desgaste da sola do sapato: quando o tênis apresenta maior dano na lateral, pode ser indício de que a pisada é supinada. Outros métodos também podem ser aplicados, com auxílio de profissionais capacitados, como:

1) Baropodometria (o famoso teste da pisada): é feito com base na análise das pressões aplicadas nos pés durante o caminhar.

2) Scanner 3D: é uma tecnologia utilizada para analisar todas dimensões do pé e o tamanho do arco plantar em posição estática.

3) Teste caseiro: pode ser feito molhando a sola do pé e caminhando sobre uma folha de papel. Se o resultado da imagem for parecido com o pé cavo, há boas chances de que você tenha uma pisada supinada.

É bom ressaltar que a análise exata da pisada apenas poderá ser feita por profissionais especializados e com o uso dos equipamentos adequados.

Pisada Supinada: palmilhas e sapatos sob medida Pés Sem Dor® 

Para corrigir a pisada supinada, é recomendado o uso de palmilhas e sapatos sob medida, que conseguem realinhar a pisada por meio de correções específicas, redistribuindo as pressões no pé e alinhando todo o membro inferior.

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:

  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem ocorrência de dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.

Gostou de saber mais sobre pisada supinada? Veja essa e muitas outras informações sobre seus pés e o tipo de pisada aqui no Pés Sem Dor!

Perguntas Frequentes

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande uma mensagem por WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias e, depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

Fontes

1) Pronation, Overpronation, and Supination in Walking and Running | VeryWell Fit

2) Qual é o seu tipo de pisada? | Hora do treino

3) What to know about supination of the foot | Medical News Today

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita