Uma opção confortável: tênis ortopédico para quem tem canelite

 em Calçados

Muitas pessoas que realizam exercícios físicos de impacto – como corridas, vôlei ou ginástica – por vezes acabam não se atentando aos riscos que essas atividades físicas podem causar ao corpo, quando mal executadas ou sem a proteção correta.

Um desses problemas é a canelite, uma lesão na região da tíbia, que causa dores e dificuldade de locomoção. Pensando nisso, queremos tirar suas dúvidas a respeito da canelite e dar dicas de prevenção por meio do uso do tênis ortopédico. 

 

O que é a canelite?

A canelite é uma lesão que ocorre na tíbia (daí seu nome técnico: periostite da tíbia), o osso da perna que costumamos chamar de canela. Essa lesão geralmente ocorre pelo uso intenso desse osso e tem relação forte com a prática de exercícios físicos de impacto, como corrida e vôlei.

Por conta dessa lesão, ocorre a inflamação de uma região conhecida como periósteo (membrana que envolve a tíbia), causando dores, inchaço e vermelhidão no local. Se não for tratada, a canelite pode piorar e aumentar o risco de fraturas ósseas.

 

Causas e sintomas

As principais causas da canelite estão relacionadas com a repetição excessiva e o nível de impacto dos exercícios físicos. Por isso, afeta principalmente corredores.

Algumas causas incluem:

  • Prática de atividades físicas que exigem mais do que o corpo do indivíduo pode aguentar;
  • Prática de esportes em terrenos desnivelados ou rígidos, como o concreto ou inclinações;
  • O tempo que a pessoa pratica uma atividade física (quanto mais tempo, maior o desgaste do periósteo).

Os sintomas da canelite são:

  • Dores musculares na região da panturrilha
  • Vermelhidão e calor local
  • Dor na tíbia ao tocá-la
  • Dificuldade para caminhar
  • Inchaço na parte inferior da perna
  • Fraqueza e dormência nos pés

 

Como tratar e prevenir

O recomendado para quem já tenha canelite – ou para quem quer se prevenir – é usar o sapato e a palmilha adequados para a prática esportiva, de modo a aumentar o amortecimento de impactos, melhorando a mecânica do exercício físico que a pessoa pratica.

Além disso, ter o acompanhamento de profissionais de fisioterapia e de educação física é uma medida importante para manter uma prática de exercícios regulada e que não seja perigosa para o seu organismo.

 
 

Você sofre com canelite e quer entender mais sobre?

 

 

Tênis e palmilhas ortopédicos Pés Sem Dor

A Pés Sem Dor produz palmilhas e sapatos feitos sob medida, que têm como objetivo corrigir os desalinhamentos dos pés e tornozelos, melhorando assim o amortecimento do impacto recebido ao realizar alguma atividade física.

Agende e realize uma avaliação gratuita de pés, tornozelos e joelhos com um de nossos especialistas, e garanta suas palmilhas e sapatos sob medida!

 

 

Perguntas frequentes

O que provoca a canelite?

A canelite é causada pelo estresse na região da canela (como também é chamada a tíbia), geralmente decorrente de exercícios físicos de impacto praticados de forma excessiva ou descuidada.

O que fazer para prevenir a canelite?

Se alongar antes de iniciar qualquer atividade física, usar calçados adequados e ter acompanhamento com o fisioterapeuta são algumas das formas de prevenir a canelite.

Como evitar dores na canela ao correr?

O recomendado é que se faça alongamentos antes de se exercitar e que não se exagere na prática de esportes para não sobrecarregar o corpo.

Links externos

https://www.healthline.com/health/shin-splints#diagnosis

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2848339/pdf/12178_2009_Article_9055.pdf

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita