Início » Blog » Dor na panturrilha ao caminhar: o que pode ser?
Última Atualização: 22 de dezembro de 2023

Dor na panturrilha ao caminhar: o que pode ser?

 em Dores, Pés Sem Dor

 

Chamada popularmente de batata da perna, a panturrilha é um membro localizado na parte de trás das pernas. Seus músculos têm a função de proporcionar força e absorção ao praticar atividades como caminhar, correr e pular, por exemplo.

 

Em alguns casos, é possível que uma pessoa tenha sintomas de dor na panturrilha ao caminhar, o que pode indicar uma série de problemas de saúde. Buscando compreender um pouco mais sobre as causas para essa dor, a Pés Sem Dor trouxe algumas informações sobre a dor na panturrilha ao caminhar e como lidar com esse problema. Acompanhe com a gente!

Dor na panturrilha ao caminhar: causas

As causas para a dor na panturrilha ao caminhar podem ser influenciadas por fatores como idade, peso, disposição física, etc. Além destes fatores, a dor na panturrilha ao caminhar também pode ser decorrente de outros problemas de saúde mais sérios.

 

Veja abaixo algumas informações para compreender melhor quais são essas outras causas que podem prejudicar a saúde da panturrilha e que outros sintomas elas podem apresentar.

Cãibras musculares

As cãibras musculares são fenômenos que ocorrem quando os músculos de algum membro do corpo se contraem e não são capazes de relaxar, fazendo com que a pessoa sinta uma dor intensa por um período de tempo que pode variar de alguns segundos até, no máximo, 15 minutos.

 

Algumas causas para a cãibra incluem:

 

  • Não se alongar antes de praticar alguma atividade física;
  • Prática excessiva de atividades físicas;
  • Desidratação;
  • Baixa circulação de sangue para os músculos;
  • Níveis de eletrófilos baixos.

 

Felizmente existem métodos para acabar com a dor da cãibra – seja com o uso de uma compressa morna, massagens na área afetada, alongamentos ou, principalmente, descanso. A alimentação também é um fator importante para evitar problemas com cãibra: lembre-se de consumir alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio.

Lesões musculares

As lesões também podem ser um motivo pelo qual você sente dores na panturrilha ao caminhar. Lesões como contusões e distensões costumam ter um período de melhora relativamente longo, podendo levar algumas semanas. Por conta disso, é possível que haja sintomas de dor ao caminhar. Para evitar esse problema, busque se manter em repouso o máximo de tempo possível até que as lesões estejam curadas.

 

Além da dor, as lesões costumam apresentar outros sintomas, como:

 

  • hematomas;
  • inchaço;
  • rigidez na área afetada.

 

Assim como é o caso com a cãibra muscular, muitas lesões como contusões e distensões podem ser tratadas em casa; no entanto, é preciso se atentar que, em casos mais graves, o ideal é procurar pela ajuda de um profissional. 

 

Algumas formas de tratar lesões musculares incluem:

 

  • se alongar antes de praticar atividades físicas;
  • fazer aquecimento antes de se exercitar;
  • manter um peso saudável, que não cause a sobrecarga das pernas;
  • ter um bom alinhamento;
  • praticar exercícios regularmente.

Doença arterial periférica

A doença arterial periférica, também chamada de DAP, é uma condição em que há o acúmulo de placas nas artérias que transportam sangue para a região das pernas, braços e órgãos internos. Por conta disso, é possível que a pessoa que sofra dessa condição sinta dores na panturrilha ao caminhar.

 

A doença arterial periférica costuma afetar, em sua maioria, grupos de pessoas que sofrem de alguma outra condição, como a diabetes, a pressão alta e o colesterol alto. Fumantes também estão propensos a desenvolver essa condição ao longo da vida.

 

Além da dor na panturrilha ao caminhar ou praticar qualquer outra atividade física, a doença arterial periférica também apresenta outros sintomas. São eles:

 

  • pele pálida ou azulada;
  • má circulação nas pernas ou pés;
  • problemas com cicatrização lenta.

 

O tratamento para a doença arterial periférica busca apenas retardar o progresso da doença, visto que ela não tem cura. Sendo assim, o tratamento consiste em cuidar da sua alimentação, fazer exercícios regularmente, manter-se hidratado, manter um peso saudável e não fumar.

Insuficiência venosa crônica

A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma condição que ocorre quando o sangue tem dificuldade de fluir de volta para o coração após a sua passagem pelas pernas. Por conta disso, ocorre um acúmulo de sangue nas pernas, podendo ocasionar dores, principalmente ao caminhar ou correr.

 

Além da dor, essa condição também apresenta outros sintomas, como:

 

  • sensação de pressão nas pernas;
  • varizes;
  • inchaço na região das pernas e tornozelos;
  • cãibras musculares;
  • espasmos musculares;
  • palidez nas pernas;
  • úlceras nas pernas.

 

O tratamento para essa condição depende do quão grave ela está. Por conta disso, é ideal que se procure por ajuda médica.

Estenose do canal lombar

A estenose do canal lombar ocorre quando uma pressão é colocada nos nervos da região lombar devido ao estreitamento do canal espinhal. Isso faz com que a pessoa que sofre dessa condição tenha problemas de dor ou cãibras na panturrilha ou coxas ao caminhar.

 

Além da dor, outros sintomas frequentes para quem possui essa condição incluem fraqueza ou dormência nas pernas. O tratamento para a estenose do canal lombar costuma ser conservador, através de fisioterapia e medicamentos para controle da dor, porém, em casos mais graves, é possível que seja necessária uma interferência cirúrgica.

Síndrome compartimental de esforço crônico

A síndrome compartimental de esforço crônico (SCEC) ocorre quando um grupo de músculos incham durante alguma atividade que requer esforço físico. Esse inchaço faz com que haja uma pressão nos músculos, diminuindo o fluxo sanguíneo nas pernas e provocando sintomas como a dor na panturrilha.

 

A síndrome compartimental de esforço crônico também pode apresentar outros sintomas, como:

 

  • dormência nas pernas;
  • protuberância muscular;
  • dificuldade de locomoção.

 

Felizmente, a síndrome compartimental de esforço crônico não é um problema de saúde grave, e os sintomas de dor e inchaço podem ser tratados com descanso e alongamento.

Quando procurar um médico

A procura por um médico é recomendada caso a dor na panturrilha não passe após um longo período de tempo; e também se dificulta a movimentação das pernas, atrapalhando as atividades diárias, pois pode significar algum problema de saúde mais grave.

 

Além disso, é recomendado a procura por ajuda médica de forma imediata caso, junto da dor na panturrilha, existam outros sintomas como inchaço, palidez nas pernas e sinais de infecção (calor local, vermelhidão, sensibilidade).

Como tratar e prevenir a dor na panturrilha

O tratamento para a dor na panturrilha ao caminhar vai depender da causa para essa dor. Caso o motivo por trás da dor sejam cãibras ou lesões, é possível efetuar o tratamento em casa, fazendo alongamentos, utilizando compressas, repousando e mantendo uma alimentação saudável.

 

Agora, se a causa para a dor derivar de algum problema de saúde, o tratamento, sob acompanhamento médico, poderá ser feito com o uso de medicamentos para controlar a dor, sessões de fisioterapia, mudanças no estilo de vida e, em casos mais graves, intervenções cirúrgicas.

 

Quanto à prevenção, ela não difere muito do tratamento: fazendo alongamentos e aquecimentos antes da prática de exercícios, mantendo-se hidratado, tendo uma alimentação saudável e mantendo um peso adequado, é possível evitar problemas como a dor na panturrilha. O uso de calçados feitos sob medida também pode ajudar com dores na panturrilha, e eles podem ser feitos após uma avaliação gratuita com a Pés Sem Dor.

 

Lembre-se que, caso a dor dure muitos dias ou caso você perceba outros sintomas que acompanham a dor na panturrilha, você deve procurar pela ajuda de um profissional. 

Perguntas frequentes

Dor na panturrilha ao caminhar pode indicar trombose?

A dor muscular em si não significa trombose; sendo assim, a dor na panturrilha ao caminhar não necessariamente é um sinal de trombose. O ideal é se atentar à presença de outros sintomas e, em caso de suspeitas, procurar orientação médica.

 

Como evitar a dor na panturrilha?

Você pode evitar a dor na panturrilha fazendo alongamentos e aquecimentos antes da prática de qualquer atividade física, tendo uma alimentação saudável, mantendo-se hidratado e usando calçados adequados, que possam amortecer o impacto da pisada.

 

Fontes

 

  1. Calf Pain When Walking: Causes, Symptoms, Treatment, Prevention
  2. Calf Muscle Pain: Common Causes and When to Call the Doctor
  3. Leg pain when you walk? Don’t ignore it – Harvard Health
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita