Dor no pé ao pisar: o que pode ser e como prevenir

 em Dor nos pés

De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pela Pés Sem Dor, 88,5% dos homens e 92,5% das mulheres brasileiras apresentam algum nível de dor nos pés. Sabendo como essa condição é comum, vamos explorar melhor as causas da dor no pé ao pisar?

Dor no pé ao pisar: patologias

Ninguém merece sentir dor no pé ao pisar no chão, não é mesmo? Acontece que, às vezes, essa dor é causada por alguma patologia que pode ser tratada ou prevenida. Conheça a seguir algumas das possíveis causas desse desconforto.

Fascite Plantar

A fascite plantar é uma inflamação que ocorre no tecido que reveste a sola do pé. É uma das patologias mais comuns e seu principal sintoma é a dor no calcanhar ou na sola do pé, que dificulta a caminhada e outras atividades cotidianas. É causada pelo excesso de peso, calçados inadequados ou atividades físicas muito intensas

Esporão do calcâneo

Muito confundido com a fascite plantar – por conta da dor parecida –, o esporão do calcâneo não é uma inflamação em si, mas sim um crescimento ósseo anormal no calcanhar ou na sola do pé. Esse crescimento pode, por sua vez, inflamar e causar muita dor, como a sensação de pisar em cacos de vidros ou agulhadas no pé ao pisar. Pode ser causado pelo excesso de exercícios físicos, tipo de pé, excesso de peso e calçados inadequados.

Metatarsalgia

Uma dor que ocorre nos ossos da ponta dos pés, a metatarsalgia ocorre principalmente naqueles que praticam esportes intensos, utilizam saltos e sapatos de bico fino ou sobrecarregam de alguma forma a ponta dos pés. É comum que essa condição leve a perder a sensibilidade nos dedos, e sentir choques e dores ao pisar com a ponta dos pés.

Dor no pé ao pisar: fraturas

Outra causa possível para dor no pé ao pisar são as fraturas. Ao machucar o pé – seja por causa de quedas, pancadas ou outros acidentes –, diferentes tipos de fraturas podem ocorrer e gerar a dor no pé ao pisar.

Já ao forçar os ossos e expô-los a sobrecargas, outro tipo de fratura ocorre: a fratura por estresse, que acontece de forma progressiva. Ambas as formas causam dor no pé ao pisar.

Dor no pé ao pisar: prevenção e tratamento

Algumas medidas para prevenir e tratar a dor no pé ao pisar podem ser tomadas. Com elas, é possível viver com mais bem-estar e menos dores. Confira a seguir boas formas de prevenção e tratamento para a dor no pé ao pisar:

  • Evitar o esforço dos pés: diminuir o impacto causado por atividades físicas intensas, excesso de peso ou uso de sapatos que forçam o tecido dos pés – como o salto alto – são boas formas de prevenir a dor nos pés ao pisar.
  • Utilizar sapatos adequados: evitar calçados que machuquem os pés, como saltos altos e sapatos de bico fino, e optar por calçados confortáveis, como os conhecidos sapatos sob medida, ajudam a prevenir a dor nos pés ao pisar. Confira em nosso site como adquirir um calçado sob medida.
  • Procure um profissional especializado: Fisioterapia, tratamento com medicamentos e a ajuda de um profissional especializado são sempre bem-vindas quando falamos sobre dor. Procurar acompanhamento é uma boa forma de tratar a dor no pé ao pisar.

Essas são algumas das formas de prevenir e tratar a dor no pé ao pisar. Mas lembre-se: identificar a causa é muito importante para encontrar o tratamento adequado.

Perguntas frequentes

O que fazer para aliviar a dor no pé?

Escalda pés, massagens, deitar com os pés para cima e começar a utilizar sapatos adequados, como os sapatos sob medida, são boas formas de aliviar a dor no pé.

Como adquirir um calçado sob medida?

Agende uma avaliação gratuita aqui no Pés Sem Dor e confira como adquirir um calçado sob medida.

Fontes

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita