Entendendo a fascite e a dor no calcanhar

 em Dor nos pés, Evitar dores

Fascite é uma inflamação na fáscia plantar, um tecido fibroso localizado na sola do pé, responsável por dar sustentação ao arco plantar. Quando sobrecarregado, esse tecido pode inflamar e causar dor no calcanhar, pois essa é a região em que a fáscia se prende e recebe mais carga.

As dores causadas pela sobrecarga costumam estar ligados à obesidade, atividades de alto impacto, uso de salto alto por longos períodos, tipos de pé e de pisada e até mesmo a idade.

Entre os fatores de risco estão:

  • Impacto excessivo no calcanhar;
  • Falta de repouso;
  • Pé cavo ou chato;
  • Fraqueza na musculatura da panturrilha;
  • Encurtamento posterior (fáscia, tendão, panturrilha e coxa) e
  • Pisada pronada.

Tratamento:

O tratamento de dor no calcanhar causada pela fascite é, em teoria, muito simples. Basta descobrir a principal causa de sobrecarga na região da sola do pé e calcanhar e eliminá-la ou reduzi-la. 

Por exemplo, se a causa é o uso rotineiro de calçados duros e sem amortecimento, deve-se trocar o calçado ou usar uma palmilha sob medida. Agora, como descobrir a causa? A melhor forma é buscar ajuda de um especialista, para uma avaliação completa do problema.

Para ajudar a diminuir a dor, selecionamos alguns exercícios para você:

1 – Alongamento com toalha

Coloque uma toalha ou uma faixa rígida na ponta do pé. Puxe-a em sua direção e sinta o músculo esticar em toda região posterior da perna. Segurar por 30 segundos, 3 vezes por dia.

2 – Relaxamento e Analgesia

Deslize o pé sobre uma garrafa de água congelada (crioterapia). Faça 3 vezes de 1 minuto, 2 vezes ao dia.

3 – Alongamento dos flexores plantares (panturrilha)

Apoie os dedos do pé na parede e o calcanhar no chão. Escorregue os dedos devagar até que a sola do pé encoste totalmente no chão. Faça este exercício 3 vezes por dia, cerca de 30 segundos cada.

Orientações Complementares

  • Troque de calçado regularmente e use a palmilha Pés Sem dor;
  • Evite ficar por períodos prolongados em pé ou na mesma posição;
  • Faça exercícios e
  • Não tome remédio sem a prescrição de um médico.
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita