Pés Largos

é estudante de jornalismo e criadora de conteúdo da Pés Sem Dor. Escreve sobre patologias, saúde e bem estar no site e blog da Pés Sem Dor. Gosta de ler e conhecer lugares novos!

Você pode encontrar Maria Morato no Linkedin

Os nossos pés não são iguais. Eles diferem entre pessoas, entre direito e esquerdo, os comprimentos são diferentes, os formatos, os dedos, etc. Uma das diferenças mais notadas entre as pessoas, e com grande impacto no dia a dia, é a largura dos pés. Pés com o mesmo comprimento podem ter larguras bastante diferentes e isso impacta principalmente na adaptação dos pés aos calçados. Existem algumas razões que podem levar uma pessoa ter pés largos, vejamos:

Genética: as pessoas podem simplesmente ter pés largos porque essa é a sua genética;

Gravidez: alguns hormônios, durante a gravidez, podem fazer com que os ligamentos e articulações dos pés da mulher “se soltem”, e por isso podem ter os seus pés mais largos durante esse período;

Inchaço: o inchaço, também conhecido como edema, pode acontecer por diversos motivos, desde passar muito tempo em pé, usar calçados apertados, estar gestante, estar em período menstrual e até mesmo problemas circulatórios. Quando os seus pés estão inchados, a sensação é de que eles estejam mais largos, temporariamente.

Pés Largos e Sapatos

Diferente da indústria dos Estados Unidos, a confecção de sapatos no Brasil possui a largura dos calçados padronizada, ou seja, existe apenas uma largura para cada numeração de sapato. Portanto quem tem o pé mais largo, por exemplo, tem mais dificuldade de conseguir encontrar um calçado que fique confortável.

Diferença tamanho
O calçado ideal precisa ter um espaço de 1cm para que os pés possam mover-se

Em uma pesquisa realizada pela Pés Sem Dor com milhares de brasileiros, 26.9% das pessoas afirmaram que seu calçado não possui a largura adequada, sendo que para mulheres esse número é maior ainda, 30%. Isso significa que mais de ¼ da população brasileira tem dificuldade de encontrar um calçado adequado, por conta da largura dos seus pés. 

Normalmente o que essas pessoas fazem é comprar um sapato de numeração maior, para que sirva na largura. Mas isso está longe do ideal. Outra alternativa que as pessoas acabam buscando é apenas usar sapatos tipo tênis, porque tem tecido mais maleável. Mas isso as impede de usar outros modelos de sapatos, como os sociais, por exemplo.

Problemas nos pés causados por sapatos apertados

Muitas pessoas têm dificuldades em encontrar um calçado que caiba corretamente em seus pés, e por isso acabam comprando um calçado apertado.

As dores podem ser o primeiro sinal de que o seu calçado não é o mais adequado e pode estar te machucando. Pode pressionar a pele, causando ferimentos, e pressionar os ossos, desenvolvendo patologias e lesões mais sérias, como:

Bolhas

Você sabia que o atrito entre a pele e os calçados é a principal causa do surgimento de bolhas nos pés? Se você sofre com esse tipo de problema, agora temos uma solução para você!

Para saber mais sobre Bolhas, clique aqui.

Joanete

O joanete é uma alteração anatômica no dedão do pé. Basicamente, o dedão é desviado, em direção aos outros dedos, criando um aumento ósseo em sua base. Conhecido principalmente como hálux valgo, é uma das lesões crônicas mais comuns nos pés. 

Para saber mais sobre joanete, clique aqui.

Imagem demonstrativa da região acometida pelo joanete
Região onde surge

Existem diversas causas para o surgimento do joanete, mas uma das principais é o uso de sapatos inadequados, que apertam os pés e comprimem os dedos.

Bunionette

A bunionette é uma protuberância que surge no quinto metatarso, o osso do pé que está localizado antes do dedinho. É considerado um joanete do quinto dedo do pé e pode tornar-se doloroso caso haja atrito com calçados e excesso de carga na região. Também pode ser causado por calçados apertados.

Para saber mais sobre bunionette, clique aqui.

Calos

O calo é um  espessamento das camadas da pele! Esse espessamento ocorre quando existe um atrito ou hiperpressão na região onde surgiu o calo. Essa é uma resposta do nosso corpo a alguns estímulos externos, e o espessamento acontece para proteger as camadas mais internas da região onde se formam essas calosidades.

Para saber mais sobre calos, clique aqui.

Dor no dorso do pé

A região chamada de dorso do pé, também é popularmente conhecida como o peito do pé. Ele é formado por diversas articulações presentes entre os ossos do pé.

Ter o costume de usar calçados apertados, desconfortáveis, com o bico fino, ou até mesmo realizar atividades físicas de alto impacto, sem a ajuda de um profissional, podem ser prejudiciais à saúde dos pés, causando dores no dorso. Quem tem pés cavos ou peito do pé alto, pode sofrer para achar um calçado que não aperte a região.

Para saber mais sobre dor no dorso do pé, clique aqui.

Dedos sobrepostos

O uso de sapatos inadequados é uma das principais causas de dedos sobrepostos, sabia? Os dedos sobrepostos são, basicamente, dedos com posições alteradas. E isso é consequência de uma lesão causada por um processo degenerativo ou trauma na parte inferior do pé, conhecida como placa plantar. 

Para saber mais sobre dedos sobrepostos, clique aqui.

Dedos em garra e em martelo

O dedo em garra e em martelo são deformidade dos dedos, normalmente, acontecem devido a uma retração e encurtamento dos tecidos (músculos e ligamentos) do pé. Uma das causas do dedo em garra e em martelo é a utilização de calçados apertados. Normalmente, eles geram muitos calos e dificultam a utilização de alguns tipos de calçados. 

Para saber mais sobre dedos em garra e em martelo, clique aqui.

Dedo em garra / Dedo em martelo
Dedo em garra e Dedo em martelo

Dor na planta do pé

A dor no arco, também conhecido como planta do pé, acontece devido à inflamação dos tecidos no interior do meio do pé. Fatores como estrutura do arco, alinhamento da pisada, sobrepeso, calçados inadequados, atividades físicas de alta intensidade e pés muito cavos ou chatos podem estar relacionados com o desenvolvimento da dor na planta do pé. Para saber mais sobre dor na planta do pé, clique aqui.

Pode ser que a pessoa depois de um tempo se acostume com o desconforto, mas isso é muito ruim, porque grande parte dessas patologias surge com o tempo, depois de meses ou anos. Portanto esse é um problema “silencioso” que deve ser levado em consideração.

Para saber mais sobre dor na planta do pé, clique aqui.

A solução para pés largos

Para resolver o problema dessa grande quantidade de pessoas, a única solução aqui no Brasil é usar sapatos sob medida, dessa forma, criamos uma linha de calçados femininos e masculinos sob medida, que respeitam o comprimento, largura e contornos específicos de cada pé de cada pessoa. Com isso, é possível usar um sapato que seja bonito e que encaixe perfeitamente nos pés, excluindo todo o desconforto e rigidez de um calçado genérico.

Tênis para esporte
Sapato Unissex Sob Medida Pés Sem Dor

Eles podem ser usados por qualquer pessoa, especialmente aquelas com pés largos e deformidades, com problemas para encontrar calçados que caibam nos pés e que sejam confortáveis 

Sapatilha sob medida pés sem dor
Sapatilha sob medida Pés Sem Dor

Processo de produção dos sapatos sob medida

Os sapatos sob medida são feitos de forma precisa, com muito estudo e tecnologia por trás de cada etapa. Durante a sua avaliação dos pés, com o aparelho de escâner 3D, os nossos especialistas em pés, tornozelos e joelhos verificam todas as suas medidas, formato e tipo de pé. Após captar todas essas imagens, passamos para a próxima etapa.

Imagem ilustrativa sobre as partes importantes para produzir um sapato sob medida
Na Pés Sem Dor, cada parte do seu sapato sob medida é pensado e feito com qualidade e precisão.

Com as informações captadas, criamos uma forma idêntica aos seus pés em nossas impressoras 3D. Somos os primeiros no Brasil a usar impressoras 3D para moldes de calçados sob medida.

Com o molde feito exatamente para os seus pés, começamos o processo de fabricação do sapato, que será confeccionado com qualidade e rapidez em 3 dias úteis!

No dia da sua avaliação, você pode observar todos os modelos de calçados da Pés Sem Dor e escolher o modelo que você mais gosta! A aparência do seu calçado será a mesma do modelo que você escolheu, mas a diferença é que o seu calçado será feito especialmente para os seus pés.

Sapatos sob medida e palmilhas ortopédicas

O sapato sob medida elimina as dores causadas pelos calçados convencionais, que geralmente podem ser apertados e desconfortáveis. Para eliminar as dores causadas por patologias, o ideal é que o calçado sob medida seja usado com uma palmilha sob medida que redistribui a pressão na sola do pé e alinhar as articulações.

Para saber mais sobre as palmilhas, clique aqui. 

Perguntas Frequentes

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Quanto custa um sapato sob medida?

Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor possuem valores de acordo com as medidas captadas durante a avaliação. Essa é a melhor opção para quem sempre tem problemas para encontrar sapatos que os acomodam perfeitamente e não causam nenhum tipo de dores. 

E tem mais! Se você não se adaptar ao seu calçado em até 90 dias, a Pés Sem Dor devolve o seu dinheiro investido! É simples e fácil! 

Como adquirir seu sapato sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas. Ligue, mande uma mensagem para o WhatsApp 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/sapatosobmedida/agendamento.

Como funciona a avaliação dos sapatos sob medida?

Ao chegar em uma Unidade Pés Sem Dor, você será recebido por um especialista em pés, tornozelos e joelhos, em seguida, preencherá uma ficha de cadastro e responderá algumas questões sobre as suas dores. Após essa etapa, a avaliação dos pés é iniciada.

O especialista vai realizar uma anamnese em seus pés, para entender as suas dores e queixas. Utilizando o aparelho de escâner 3D de alta precisão, o especialista capta  todas as medidas de seus pés.

 A Pés Sem Dor é a única empresa com escâner 3D desenvolvido para criação de sapatos sob medida. Com as medidas dos seus pés, é criado uma forma de uso de impressoras 3D, e depois disso, começamos a criação do seu sapato. 

Em quanto tempo os sapatos ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!