Conheça as 4 principais causas das dores no joelho

 em Tratar dores

O joelho lesiona facilmente e é a articulação mais instável do membro inferior. Uma pesquisa da Pés Sem Dor aponta que cerca de 69% dos brasileiros acima de 18 anos sentem dores nessa parte do corpo. 

Existem vários fatores que podem causar esse incômodo: a estabilidade depende do bom funcionamento de estruturas como meniscos, ligamentos e principalmente dos músculos. Além disso, o alinhamento dos joelhos tem grande influência na vulnerabilidade para lesões.

Para te ajudar a entender o seu desconforto, separamos as 4 condições mais comuns que causam dores nos joelhos:

Desalinhamento articular

Alinhamento dos joelhos
Desalinhamento dos joelhos

O desalinhamento dos joelhos pode ser classificado em dois tipos: valgo e varo. No primeiro caso, os joelhos estão para dentro e há uma descarga maior no menisco lateral. Já no segundo, os joelhos ficam mais separados e a descarga de peso é muito maior no menisco medial. O aumento de carga, devido à compressão de certas estruturas e o estiramento de outras, aumenta as chances de lesão.

Sedentarismo

Uma musculatura forte e flexível protege a articulação e ajuda a mantê-la no posicionamento correto, absorvendo as sobrecargas. Por isso, pratique exercícios físicos! Além de estimular o aumento de peso, que sobrecarrega o joelho, o sedentarismo enfraquece a musculatura e instabiliza a articulação.

Excesso de carga

Cuidado com os treinos e atividades físicas de alto impacto! Eles podem aumentar os riscos de lesão e desgaste antecipado das cartilagens articulares. Os treinos devem ser progressivos, com aumento gradual de carga e intensidade, para que as estruturas do joelho se preparem aos poucos.

Traumas prévios

Fraturas, lesões ligamentares e meniscais sem tratamento adequado enfraquecem a musculatura, deixam os joelhos mais suscetíveis a novas lesões e podem acelerar o processo de desgaste.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita