Dor no peito do pé: o que pode ser?

 em Dor nos pés

A dor no dorso do pé, popularmente conhecido como peito do pé, é uma das mais comuns. Isso se deve ao fato de que o dorso do pé faz parte do mediopé, uma região caracterizada por conter estruturas importantes como ossos, articulações, nervos, ligamentos e tendões. 

Responsável por formar e dar mobilidade ao arco do pé, o dorso é estimulado a todo momento durante caminhadas ou corridas. Por isso, a dor no peito do pé pode ser muito incômoda, necessitando de rápida intervenção. Veja as possíveis causas para a dor no dorso do pé e como tratá-la. 

Dor no peito do pé: principais causas

Você já teve dor no peito do pé? Incômoda e insistente, essa dor ocorre principalmente no encontro entre os ossos do tarso e os metatarsos. Para um tratamento efetivo para essa dor no peito do pé, o primeiro passo é descobrir a causa.

De forma geral, as causas podem ser divididas em causas traumáticas – provocadas de forma aguda como em lesões, entorses ou pancadas – ou em causas crônicas, que ocorrem ao longo do tempo, por conta da pisada errada ou o tipo de pé, por exemplo.

Dentre as causas traumáticas para a dor no peito do pé, as principais são as entorses e as pancadas, que podem resultar em uma lesão ligamentar ou do próprio osso – uma fratura. Dependendo da gravidade e nível de dor, é necessária a imobilização, que apenas o médico responsável poderá recomendar. O tratamento é definido por meio de exames e análise médica.

Nos casos crônicos, a dor no peito do pé aparece de forma gradual. Os principais fatores para esse tipo de dor no peito do pé são: o tipo de pé e o tipo de pisada. Nesses casos, a solução ideal é a palmilha sob medida, que ajusta o alinhamento e dá o apoio necessário para aliviar e eliminar as dores no peito do pé. 

Outras possíveis causas crônicas da dor no dorso do pé são:

Artrite Reumatoide

Doença autoimune, em que as células do sistema imunológico atacam os tecidos que revestem as articulações. Por sofrerem sobrecargas diárias, as articulações dos pés são rapidamente atingidas. Além da predisposição genética, a utilização de sapatos apertados pode influenciar na piora desse quadro. 

Artrose

Conhecida como artrite degenerativa, ela se desenvolve ao longo do tempo. As cartilagens que revestem os ossos e as articulações sofrem um desgaste anormal, que resultam em dores maiores progressivamente. 

Tendinite

A inflamação dos tecidos, como tendões e músculos, do dorso podem ser a causa da dor no peito do pé. Ela atinge os pés e tornozelos com mais facilidade por conta da sobrecarga diária. Edemas, inchaços e dores são comuns na região afetada. A dor da tendinite é progressiva e se torna mais aguda com a atividade física e, se ocorrer em múltiplos tendões ou articulações, pode estar associada a uma doença reumatológica.

A dor no peito do pé também pode estar atrelada a atividades cotidianas, principalmente as que demandam alta intensidade. Prática de exercícios em superfícies irregulares ou com sapatos desconfortáveis são algumas delas.

Dor no peito do pé: quando procurar um profissional

A dor no dorso do pé pode ser uma coisa difícil de gerenciar. Ela pode impedir que você ande normalmente e até limitar sua capacidade de desfrutar de atividades normais de trabalho e recreação. 

Existem alguns pontos a se atentar nos sintomas de dores no peito do pé:

  • regularidade;
  • aumento da dor;
  • frequência;
  • alterações no tamanho ou aparência do pé;

O ideal, nesses casos, é procurar um médico o mais rápido possível. Você terá um acompanhamento e diagnóstico correto sobre sua condição.

Dor no peito do pé: como tratar

O tratamento para dor no peito do pé pode envolver desde o uso de medicamentos até mudança de calçados. Tudo dependerá do diagnóstico feito pelo profissional responsável. Aplicação de gelo, massagem, exercícios e sprays anti-inflamatórios são tratamentos caseiros para dor no dorso do pé, que podem até funcionar quando o motivo for apenas uma pancada. Em todo caso, se a dor persistir, é bom procurar um médico.

O ideal é optar pela prevenção dessas dores no peito do pé. Usar sapatos e palmilhas adequadas ao seu tipo de pé, evitar sobrecargas musculares e praticar atividades e esportes de impacto de acordo com seu corpo são pequenas atitudes que podem diminuir ou sanar as dores no dorso do pé. De toda forma, é imprescindível o acompanhamento de um profissional e a atenção máxima nesses sintomas. 

Palmilhas e sapatos sob medida Pés Sem Dor® para dor no peito do Pé

Usar sapatos apertados ou palmilhas genéricas é uma das grandes causas da dor no peito do pé. Por isso, o uso de palmilhas e sapatos sob medida Pés Sem Dor é uma chave no tratamento da dor no dorso do pé. Ambos proporcionam o encaixe perfeito no seu pé, garantindo o alinhamento e suporte. A palmilha é feita sob medida para amenizar os impactos e a sobrecarga no dorso. Já o sapato sob medida é feito com a largura, circunferência e altura específicas, para tirar toda pressão do dorso do pé. 

Se você quer se livrar da dor do peito do pé, marque uma avaliação gratuita com a Pés Sem Dor, pelo site ou pelo telefone 4003-8033. São diversos produtos feitos exatamente para o seu problema. Ao fim da avaliação, é possível solicitar o seu calçado sob medida. Com precisão digital e tecnologia 3D, seu sapato sob medida Pés Sem Dor ainda tem a garantia de 90 dias. Agende uma avaliação!

Perguntas frequentes

O que é a dor em cima do pé?

A dor no dorso do pé, popularmente conhecido como peito do pé, é uma das mais comuns. Isso se deve ao fato de que o dorso do pé faz parte do mediopé, uma região caracterizada por conter estruturas importantes como ossos, articulações, nervos, ligamentos e tendões. Ela pode estar associada a diversas causas, que serão determinadas por exames feitos pelo profissional responsável.

Estou com dor no peito do pé, o que fazer?

O tratamento para dor no peito do pé pode envolver desde o uso de medicamentos até mudança de calçados, tudo dependerá do diagnóstico feito pelo profissional responsável. Você pode optar pelo uso de calçados e palmilhas sob medida, que irão agir diretamente na causa da sua dor no peito do pé. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento para agendar sua avaliação gratuita na Pés Sem Dor. 

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Fontes:

  1. Dorso do Pé
  2. Common Causes of Foot Pain
  3. Pain on top of foot | Foot Pain Explored
  4. Why Do I Have Pain on Top of My Foot? | Healthline
  5. Why does the top of my foot hurt? | Medical News Today
  6. Biomechanical analysis of the foot and ankle for predisposition to developing stress fractures | NCBI
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita