Dor no Tendão de Aquiles? Saiba o que fazer

7 de junho de 2018

Sabia que, na verdade, o nome é tendão calcâneo? O termo “Tendão de Aquiles” é uma expressão surgida em 1700 e faz referência a um personagem da mitologia grega.

Essa região é uma das mais doloridas dos pés, tanto em homens quanto em mulheres. As principais causas de lesões no tendão estão relacionadas a sobrecarga, principalmente com praticantes de esportes, corredores, por causa de seus treinos intensos. Mas não é só isso, a dor no tendão de Aquiles também pode acontecer por causa do uso de sapatos inadequados, o sobrepeso, erros de pisada e diferença de membros.

A dor no tendão é frequente em corredores

A dor no tendão é frequente em corredores

No tendão de Aquiles é gerada a força para dar o impulso durante o caminhar, ficar na ponta do pé, saltar e é uma das mais importantes na hora de correr, por isso, está sujeita a lesões e dores. A dor é mais frequente em corredores, porque costumam exigir muito do tendão e do calcanhar, e consequentemente, sentir dor no calcanhar ou dor no pé.

Você sente dor no Tendão de Aquiles? Deve estar se perguntando o que fazer para tratar ou se prevenir. Vamos lá, a gente vai te dar algumas dicas!

Para aliviar e prevenir a dor no Tendão de Aquiles, é recomendado:

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Alongamento para a panturrilha

  • Ter um peso adequado;
  • Fazer alongamentos;
  • Aplicação de gelo: Esse costume pode aliviar as dores no Tendão de Aquiles e diminuir o inchaço, caso haja. Importante que a aplicação não passe de 20 minutos;
  • Repouso e limite nas atividades: Descansar e evitar atividades muito fortes para o tendão. É necessário diminuir a intensidade dos treinos para evitar que as dores voltem;
  • Corrigir as alterações nos casos erros de pisada;
  • Usar calçados com maior amortecimento e suporte;
  • Uso de palmilhas Pés Sem Dor: As palmilhas são feitas sob medida para a efetiva correção do problema, por isso é tão importante usá-las sempre que possível. Nesse caso, elas corrigem a pisada e reduzem a carga no Tendão de Aquiles.

Massagem com óleo de mamona

O óleo de mamona é popularmente conhecido como óleo de rícino. Sua composição possui propriedades de ácido ribonucleico. Ele é muito indicado para aliviar e diminuir as dores e no tendão devido a tendinite de calcâneo, através de massagens.

Tratamento

O mais indicado é procurar um médico especialista para verificar qual o melhor tratamento de acordo com o seu quadro de sintomas, levando em consideração o seu tipo de pisada, se você possui diferença de membros, sobrepeso e se você é um atleta.

Agora você já sabe como cuidar dessa dor aí, né? Qualquer dúvida, é só escrever para gente e vamos te responder o mais breve possível. Até o próximo post!