Esporão na sola do pé

Categorias Patologias

Por Maria Morato | 13 de julho de 2022 | 0 comentários | 440 visualizações

Dor, sensibilidade nos pés e a sensação de um osso cutucando os ligamentos dos pés são alguns dos principais sintomas do esporão na sola do pé. Confira a seguir tudo sobre esporão na sola do pé e descubra como lidar com essa condição. 

O que é esporão na sola do pé?

O esporão é uma condição em que um pequeno osso cresce em algum ligamento do pé, trazendo uma sensação dolorida e desconfortável. Normalmente, o esporão surge no calcanhar ou na sola do pé, e gera dor ao pisar ou ao ficar muito tempo em pé.

Confira a seguir as causas desse problema tão inconveniente.

Causas do esporão na sola do pé

As causas do esporão na sola do pé normalmente estão ligadas à rigidez e ao esforço excessivo na fáscia do pé e no osso calcâneo. Normalmente o esporão surge no calcanhar, mas pode ocorrer também na sola do pé. Entre as principais causas do esporão na sola do pé, podemos citar: 

  • Aumento na intensidade dos treinos físicos;
  • Começo repentino em atividades físicas de alto impacto;
  • Excesso de peso;
  • Tipo de pé;
  • Calçados inadequados;

É sempre importante procurar acompanhamento de um especialista se sentir que está com um esporão na sola do pé. Ele saberá te orientar melhor sobre as causas e o tratamento adequado para essa condição.

Prevenção e tratamentos para esporão na sola do pé

Após identificar a existência do esporão na sola do pé é importante ter em mente como prevenir e tratar o problema. Algumas medidas importantes para tratar o esporão são:

  • Reduzir a carga dos exercícios físicos;
  • Fisioterapia;
  • Usar calçados com um bom amortecimento dos pés;
  • Cirurgia para remoção do esporão;
  • Utilizar palmilhas e calçados sob medida, que irão se adaptar e diminuir a dor causada pelo esporão.

Sabendo disso, que tal conferir nossas palmilhas e sapatos sob medida para o esporão e, assim, viver com mais qualidade? Agende sua visita e se livre do desconforto que o esporão na sola do pé pode causar. 

Perguntas frequentes

Quais esportes são recomendados para quem tem esporão?

Esportes de pouca intensidade como pilates, hidroginástica ou natação são os mais recomendados para aqueles que vivem com esporão.

Como desinflamar o esporão?

Fisioterapia, massagens e exercícios leves são boas formas de desinflamar o esporão.

Como tratar esporão na sola do pé?

A única forma de eliminar completamente o esporão é através da cirurgia, embora ele ainda possa voltar a aparecer. No entanto, há algumas formas de prevenir esse problema, como evitar exercícios intensos e optar por calçados e palmilhas sob medida. 

Qual a diferença entre a fascite plantar e o esporão na sola do pé?

Ainda que causem dores parecidas, se tratam de condições diferentes. A fascite plantar se trata de uma inflamação no tecido fibroso dos pés, já o esporão é uma calcificação – isto é, um pequeno crescimento ósseo na sola do pé. 

Como adquirir uma palmilha sob medida para esporão na sola do pé?

Agende uma avaliação no Pés Sem Dor e converse com nossos especialistas, que irão te ajudar a adquirir uma palmilha ou sapato sob medida para viver melhor com o esporão na sola do pé. 

Fontes

https://www.foothealthfacts.org/conditions/heel-pain-(plantar-fasciitis)

Comentários