Pés gelados: o que pode ser?

 em Curiosidades, Pés Sem Dor

Usamos os pés o tempo todo, mas nem sempre prestamos atenção neles. Muitas pessoas só lembram dos pés quando eles doem ou sofrem algum tipo de lesão ou feridas. Existe ainda outro motivo para as pessoas lembrarem desses membros que nos aguentam boa parte do dia: sentir os pés gelados.

Claro, sentir os pés gelados em dias frios, quando estamos sem meias e descalços é normal. Mas sentir frio nos pés e, às vezes, ver que estão com cor diferente mesmo quando estamos de meias ou debaixo do cobertor não é tão normal. Para esse tipo de pé gelado existem muitas causas, como:

  • Má circulação do sangue;
  • Fumo e doenças relacionadas com esse hábito;
  • Doenças cardíacas e circulatórias;
  • Pé diabético;
  • Estresse;
  • Entre outros.

A maioria dessas causas têm a ver com a circulação do sangue. Em alguns casos, os pés gelados ficam azulados ou roxos, com a sensação de dormência e formigamento, o que causa muito desconforto e preocupação. Vale lembrar que é importante o acompanhamento médico dessas condições.

A sensação de estar com os pés gelados pode ocorrer em qualquer momento do dia, até em situações em que você não poderá parar para descansar as pernas, como quando estiver dirigindo. Uma coisa que pode ajudar é usar calçados confortáveis para que o sangue circule da melhor forma possível, além de ter espaço suficiente para que seu pé se movimente, sem apertos.

Pé diabético

A diabetes é uma doença que, quando não controlada, afeta a circulação do sangue e prejudica nervos e vasos, podendo causar o chamado pé diabético. Essa condição apresenta como características principais a diminuição da sensibilidade, pés gelados e maior facilidade de surgimento de lesões e úlceras.

Sapato para diabéticos

O tratamento para a diabetes vai além do problema do pé gelado, mas um calçado confortável pode ajudar a circulação do sangue na região. A Pés Sem Dor confecciona sapatos para diabéticos e palmilhas especiais sob medida para que seus pés consigam se mover confortavelmente, com sola rígida e flexível, além de um encaixe perfeito.

Usar um sapato sob medida, sem descuidar do tratamento da diabetes como um todo, ajuda a diminuir a sensação de pés gelados durante longos períodos em pé, o que diminui os desconfortos ao longo do dia.

Vale lembrar que os diabéticos precisam evitar chinelos de dedo, pois podem machucar a pele sensível e ressecada. As sandálias double são feitas com material confortável e não são contidas entre os dedos, evitando lesões.

Cuidados

Descobrir a causa dos pés gelados é um dos primeiros passos para garantir o seu bem-estar. Procure um especialista e tire todas as suas dúvidas. Uma consulta é ainda mais importante se você:

  • Tem histórico de doenças cardíacas e circulatórias na família;
  • Desconfia que tem alguma condição citada (diabetes, doenças cardíacas, etc)
  • Tem o hábito de fumar.

Agende uma avaliação gratuita com os especialistas em pés da Pés Sem Dor. Você pode agendar pelo site ou ligar para 4003-8883 e também mandar um WhatsApp. Os calçados ficam prontos em até 3 dias e são enviados gratuitamente.

Perguntas frequentes

Como funciona a avaliação dos sapatos sob medida?

Ao chegar na Pés Sem Dor, você será atendido por um especialista em pés, tornozelos e joelhos. O especialista fará uma anamnese para entender os pontos de dores e possíveis anomalias nos pés. Em seguida, são realizados alguns testes com aparelhos de alta tecnologia para captar informações importantes sobre os seus pés e suas dores. Ao final da avaliação você descobre diversas informações sobre a saúde dos seus pés, e pode optar pela compra de palmilhas e sapatos sob medida.

Quais são os cuidados com os pés diabéticos?

Os pés diabéticos precisam de calçados que evitem lesões, ou seja, que não tenham costuras internas, chinelos contidos entre os dedos, além de sapatos que tenham o tamanho adequado que não sejam apertados ou que causem fricções; uso de cremes hidratantes, elevação dos pés, não andar descalço e uso de meias sem costura e sem elásticos.

Fontes:

https://www.pessemdor.com.br/produto/sapato-sob-medida-para-diabeticos/
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry needling pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita