Prótese de joelho

 em Evitar dores, Fisioterapia, Tratar dores

Cirurgia de prótese de joelho (artroplastia) envolve a substituição de um joelho danificado, desgastado ou doente por uma articulação artificial (prótese). É uma operação de rotina para dores no joelho causadas por artrite. A maioria das pessoas que faz a prótese total de joelho tem mais de 65 anos. Para a maioria das pessoas, a prótese de joelho dura, pelo menos, de 15 a 20 anos, especialmente se o novo joelho for tratado com cuidado e não for submetido a muito esforço.

Tipos de cirurgia

Existem dois tipos principais de cirurgia, dependendo da condição do joelho:

  • Substituição total do joelho – ambos os lados da articulação do joelho são substituídos;
  • Prótese parcial (metade) do joelho – apenas um lado da articulação é substituída em uma operação menor, com um tempo de internação hospitalar e período de recuperação mais curto.
protese de joelho artrite artroscopia dor

1. Prótese de joelho

Porque a cirurgia de prótese de joelho é necessária?

A razão mais comum para a cirurgia de prótese de joelho é a osteoartrite. Outras patologias que causam danos no joelho incluem:

  • Artrite reumatoide
  • Hemofilia
  • Gota
  • Lesão no joelho

A prótese de joelho é uma grande cirurgia, por isso, em geral, só é recomendada se outros tratamentos, como fisioterapia ou injeções de esteroides, não tiverem surtido efeito para reduzir dores e melhorar a mobilidade.

A cirurgia é recomendada se:

  • Você tem dor, inchaço e rigidez no joelho e estiver com os movimentos reduzidos;
  • A dor no joelho é tão severa que interfere com a qualidade de vida e do sono;
  • Tarefas cotidianas, como fazer compras ou sair do banho, são difíceis ou impossíveis;
  • Você não consegue trabalhar ou ter uma vida social normal.

A quem é recomendada a prótese de joelho?

Adultos de qualquer idade podem ser considerados para a prótese do joelho, embora seja normalmente recomendado para pessoas mais velhas, uma vez que jovens, fisicamente ativos, são mais propensos a desgastar a articulação.

Quanto mais cedo você fizer a prótese do joelho, maior a probabilidade de ter que repetir a cirurgia. No entanto, há evidências de que a substituição da articulação do joelho mais cedo, antes de tornar-se mais rígida, apresenta melhor resultado.

A grande maioria das cirurgias de prótese de joelho é realizada em pessoas com idades entre 60 e 80 anos de idade. É preciso estar com boa disposição e saúde para lidar com a cirurgia e com a reabilitação.

Existem riscos?

Cirurgia de prótese de joelho é uma operação comum e a maioria das pessoas não passa por complicações. No entanto, como com qualquer operação, há riscos, bem como benefícios.

As complicações são raras, mas podem incluir:

  • Rigidez do joelho;
  • Infecção do ferimento;
  • Infecção profunda da prótese da articulação, necessitando de nova cirurgia ;
  • Sangramento inesperado na articulação do joelho;
  • Lesão nos ligamentos, artéria ou nervo na área em torno da articulação do joelho;
  • Coágulos de sangue ou trombose venosa profunda (TVP).

Em alguns casos, a nova articulação do joelho pode não estar completamente estável. Neste caso será necessária nova cirurgia para correção.

FONTE: www.nhs.uk

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita