Diferença de Membros

Escrito por Mateus Martinez | Atualizado em 5 de novembro de 2021.

é mestre em fisioterapia esportiva pela Universidade de Queensland – Austrália. Fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP). Ele é Diretor de Fisioterapia na Pés Sem Dor, ministra cursos no Grupo Terapia Manual e gosta de praticar corrida. Profissional com registro no crefito: 162983-F

Você pode encontrar Mateus Martinez no Youtube e Linkedin

Quando um indivíduo tem uma das pernas menor que a outra chamamos de desigualdade ou diferença de membros inferiores. Até mesmo nos casos mais discretos, essa desigualdade pode ocasionar desalinhamentos e dores, principalmente para os praticantes de atividades físicas repetitivas e/ou de impacto.

Mais da metade da população apresenta alguma diferença entre os membros, sendo que 9 a cada 10 pessoas tem uma perna maior que a outra, com a grande maioria dos casos sendo assintomática. Essa desigualdade pode ser estrutural, quando é causada por ossos de tamanhos diferentes, funcional, quando existe algum desalinhamento que cause a diferença, como, por exemplo, uma escoliose (coluna em curva), ou ambiental, quando é causada pelo ambiente, como um corredor que faz sua atividade em uma rua com desnível. De acordo com o estudo “Is structural and mild leg length discrepancy enough to cause a kinetic change in runners’ gait?” também existe a classificação pelo tamanho, como:

Diferenças menores que 1 cm dificilmente são diagnosticadas e tratadas, pois, normalmente, não têm sintomas, mas se sabe que a partir de 0,5 cm de diferença já se tem alterações para caminhar e correr e que, se houver o aumento das cargas de exercício e atividade, o paciente pode ter sintomas.

Classificação da diferença de membros por tamanho
Classificação da diferença de membros por tamanho

CAUSAS

Se a causa da diferença de membros for funcional, um mau alinhamento estará relacionado. As causas podem ser:

Da pelve ou da coluna (como é o caso das escolioses);

Dos joelhos e tornozelos (que tornaram um membro mais encurtado que o outro);

De fundo muscular (com uma musculatura mais fraca ou mais tensa que a outra, causando desalinhamento).

A causa também pode ser estrutural, na qual existe uma diferença de tamanho entre os ossos e/ou estruturas. Isso pode acontecer por:

Alterações congênitas ou genéticas;

Traumas com fraturas que consolidaram de maneira errada;

Problemas de consolidação das fraturas;

Traumas e infecções que podem ter perdas ósseas;

Osteoartrose, que acaba desgastando a cartilagem e os ossos.

Diferença de membros
Diferença de membros

SINAIS E SINTOMAS

Como já foi dito, a grande maioria das pessoas que têm uma diferença no tamanho das pernas não apresenta sintomas, mas esse desalinhamento pode causar incômodos e dores, principalmente se o indivíduo for praticante de alguma atividade física repetitiva ou de impacto.

As regiões mais suscetíveis a dores e a deformidades, quando existe uma desigualdade entre os membros, são:

Lombar, que sofrerá com a diferença e apresenta dores miofasciais;

Pés, que podem apresentar uma deformidade em equino (ficar na ponta do pé) pela tentativa de compensação, além de dores pelo desequilíbrio na distribuição de peso;

Artrose nos joelhos, quadris e coluna;

Escolioses e desvio da cabeça e pescoço;

Fraturas por estresse, normalmente no membro menor;

Aumento do gasto energético para andar e realizar as atividades diárias.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Em casos graves o ortopedista pode optar por uma intervenção cirúrgica para tentar amenizar a diferença, mas normalmente é feita apenas em crianças e adolescentes. A utilização de sapatos especiais também pode ser adotada nos casos mais graves.

Mesmo que não haja sintomas e a diferença entre os membros seja pequena é muito importante fazer uma compensação dessa medida, para que o indivíduo não conviva com isso e sofra com dores e lesões no futuro. A melhor maneira de fazer essa compensação é por meio de:

Fisioterapia, que auxiliará na melhora da mecânica e desalinhamentos, e na redução dos sintomas;

– Uso de palmilhas sob medida;

– Uso de sapatos sob medida.

SAPATOS E PALMILHAS PÉS SEM DOR® PARA DIFERENÇA DE MEMBROS

A palmilha e os sapatos Pés Sem Dor compensam a diferença de altura e consequentemente, realinham todo o corpo, eliminando todas as dores, além de prevenir a progressão dos desalinhamentos. A compensação pode ser feita integralmente (de acordo com a diferença de membros) ou pode ser feita de forma proporcional, para que o corpo se adapte à correção.

Palmilhas sob medida Pés Sem Dor

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:

  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.

Sapatênis Thommy Sob Medida
A linha de sapatos sob medida possui mais de 20 modelos para você escolher.

PERGUNTAS FREQUENTES

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

LINKS EXTERNOS

1) Limb length discrepancy | Ortho Info

2) Diferença no tamanho das pernas pode gerar dores | Opitima Fisioterapia

3) Discrepância de membros inferiores e lesões musculoesqueléticas em crianças praticantes de atividades esportivas | Cesumar

4) Desigualdade estrutural discreta de membros inferiores é suficiente para causar alteração cinética na marcha de corredores? | Scielo