Alongamentos para aliviar a fascite plantar

 em Bem estar, Dicas, Dor nos pés, Evitar dores, Patologias

O alongamento para fascite plantar pode ajudar a diminuir significativamente os desconfortos. A fascite plantar é uma inflamação em um dos tecidos da sola do pé. Em conjunto com outros tratamentos, realize alongamento para fascite plantar.

Confira abaixo o passo a passo de como realizar alguns dos principais alongamentos para aliviar a fascite:

1. Alongamento com toalha

esporao calcaneo fascite alongamento panturrilha
Alongamento da panturrilha

Sente-se com a perna a ser alongada estendida à frente do corpo.
Envolva o pé lesionado com uma toalha e, cuidadosamente, puxe-o em direção ao corpo. Mantenha por 30 segundo essa posição e repita por mais 2 vezes.

2. Alongamento da panturrilha

Imagem ilustrativa de uma mulher pressionando a parede a forma de exercitar as panturrilhas

Em pé, estenda os dois braços na altura do peito e apoie-se em uma parede.
A perna a ser alongada deve ser posicionada mais afastada da parede e permanecer esticada, com o calcanhar no chão. A outra perna deve ficar flexionada, próxima à parede. Lentamente, incline o corpo em direção à parede.
Assim que começar a sentir a panturrilha ser alongada, conte 30 segundos e troque de perna. Esse exercício pode ser feito 3 vezes.

3. Alongamento do arco plantar com degrau da escada

Alongamento da panturrilha
Alongamento da panturrilha

Fique de pé e apoie a parte dianteira do pé lesionado na borda de um degrau. Sem apoiar o calcanhar e o mediopé, tente alcançar a base do degrau, até sentir que o arco do pé está sendo alongado. Mantenha-se nessa posição por 30 segundos. Relaxe por alguns segundos e repita mais duas vezes o exercício.

4. Rolamento com bola de tênis

Para este alongamento, você vai precisar de uma bola de tênis ou de outra bola de tamanho similar. Faça o rolamento da bola por toda a extensão da sola do pé, pressionando-a suavemente contra o chão. Faça esse procedimento por um a três minutos em cada pé.

5. Rolamento do pé sobre garrafa congelada

Massagem no pé com garrafa de água congelada

Congele uma garrafa d’água (de aproximadamente 600 ml). Com o pé a ser alongado, pise sobre a garrafa e role o pé por sua extensão. Faça isso por cerca de 1 minuto, repetindo 3 vezes. Semelhante ao exercício anterior, o alongamento feito com a garrafa congelada conta com um benefício extra: a sensação de alívio da inflamação, que acontecerá devido à baixa temperatura da garrafa.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita