Alongamentos para aliviar a fascite plantar

Categorias Dicas

Por Maria Morato | 18 de abril de 2016 | 0 comentários | 812 visualizações

Não há dúvidas de que a fascite plantar é uma das principais queixas quando se trata de dores nos pés. Fascite é uma condição em que a fáscia plantar (tecido conjuntivo que se estende da base do calcanhar por toda a planta do pé) sofre inflamação, devido a sobrecarga.

Quem sofre com essa patologia, sabe bem como ela é desconfortável e o quanto pode atrapalhar o dia a dia. Em conjunto com outros tratamentos, a prática de alongar-se diariamente pode ajudar a diminuir significativamente os desconfortos causados pela fascite plantar.

Confira abaixo o passo a passo de como realizar alguns dos principais alongamentos para aliviar a fascite:

1. Alongamento com toalha

esporao calcaneo fascite alongamento panturrilha
Alongamento da panturrilha

Sente-se com a perna a ser alongada estendida à frente do corpo.
Envolva o pé lesionado com uma toalha e, cuidadosamente, puxe-o em direção ao corpo. Mantenha por 30 segundo essa posição e repita por mais 2 vezes.

2. Alongamento da panturrilha

Imagem ilustrativa de uma mulher pressionando a parede a forma de exercitar as panturrilhas

Em pé, estenda os dois braços na altura do peito e apoie-se em uma parede.
A perna a ser alongada deve ser posicionada mais afastada da parede e permanecer esticada, com o calcanhar no chão. A outra perna deve ficar flexionada, próxima à parede. Lentamente, incline o corpo em direção à parede.
Assim que começar a sentir a panturrilha ser alongada, conte 30 segundos e troque de perna. Esse exercício pode ser feito 3 vezes.

3. Alongamento do arco plantar com degrau da escada

Alongamento da panturrilha
Alongamento da panturrilha

Fique de pé e apoie a parte dianteira do pé lesionado na borda de um degrau. Sem apoiar o calcanhar e o mediopé, tente alcançar a base do degrau, até sentir que o arco do pé está sendo alongado. Mantenha-se nessa posição por 30 segundos. Relaxe por alguns segundos e repita mais duas vezes o exercício.

4. Rolamento com bola de tênis

Para este alongamento, você vai precisar de uma bola de tênis ou de outra bola de tamanho similar. Faça o rolamento da bola por toda a extensão da sola do pé, pressionando-a suavemente contra o chão. Faça esse procedimento por um a três minutos em cada pé.

5. Rolamento do pé sobre garrafa congelada

Massagem no pé com garrafa de água congelada

Congele uma garrafa d’água (de aproximadamente 600 ml). Com o pé a ser alongado, pise sobre a garrafa e role o pé por sua extensão. Faça isso por cerca de 1 minuto, repetindo 3 vezes. Semelhante ao exercício anterior, o alongamento feito com a garrafa congelada conta com um benefício extra: a sensação de alívio da inflamação, que acontecerá devido à baixa temperatura da garrafa.

Comentários