O melhor tipo de calçado

 em Calçados, Cuidados, Dor nos pés, Evitar dores, Palmilhas

Existem no mercado hoje os mais diversos tipos de calçados. Tênis esportivos e de passeio; sapatos sociais; sapatilhas; saltos baixos, médios e altos; sapatênis; botas; entre outros. As pessoas quando compram calçados priorizam a beleza, e não o conforto. Sabendo disso, os fabricantes de calçados optam por fabricá-los em grande quantidade e baixa especificidade. Ou seja, existem muitos calçados bonitos nas lojas, no entanto pouco confortáveis. Isso acontece porque os pés das pessoas têm as mais diversas diferenças e alterações.

Os pés têm tamanhos diferentes: comprimento e largura, circunferência e altura do arco. Sendo assim, o ideal seria fazer um calçado específico para cada pessoa, ou mais: para cada pé da pessoa. Mas sabemos que isso não acontece. O que acontece é que os sapatos são produzidos para todo mundo; mas não são feitos para ninguém!

melhor tipo de calçado

1. Tipos de calçados

Os problemas mais comuns na hora da compra de um calçado

  • Ter pés largos e comprar sapatos mais longos para que seus pés caibam. No Brasil não existem sapatos com larguras diferentes, ou seja, a pessoa que calça 40, mas tem um pé mais largo que a média das pessoas, provavelmente terá que comprar um sapato com dois ou três números maior para que ele comporte as laterais do pé.
  • Comprar calçados que não suportam o arco plantar ou não apoiam o calcanhar adequadamente, perdendo em conforto e aumentando o risco de lesões.
  • Mulheres comprando sapatos menores do que o ideal, para um visual melhor.

A palmilha e o calçado

Para aquelas pessoas que têm dores ou incômodos no pé por causa dos sapatos, porque passam muito tempo do dia em pé ou porque são obrigadas a usar sapatos desconfortáveis por conta do trabalho ou atividade física, como sapatos sociais, sapatilhas e saltos médios, a palmilha Pés Sem Dor é a solução ideal. A palmilha é a melhor interface entre o pé e o calçado. Tornando cada calçado de fato personalizado para você.

As palmilhas sob medida Pés Sem Dor possuem um apoio único para o arco plantar, o que promove um suporte para o pé, melhorando a adaptação ao calçado (deixando o pé mais encaixado). Além disso, distribuem a pressão sob a planta do pé, melhorando o amortecimento de impacto e diminuindo a probabilidade de dores.

Outro benefício é o material em EVA (Espuma Vinílica Acetinada), que é muito resistente e permite maior durabilidade da palmilha. Consequentemente melhora a vida útil do calçado, alinhando a pisada e diminuindo o desgaste do tênis ou sapato.

Entenda como seu pé se comporta dentro do sapato

melhor tipo de calçado palmilha dentro sapato

2. Pés sem palmilha x pé com palmilha

Tipos de calçados mais usados

Sapatilhas:

melhor tipo de calçado  sapato pé sapatilha

3. Sapatilha

As sapatilhas são calçados femininos muito usados pelas mulheres no Brasil. Em geral são bem justas nos pés, têm um solado bem fino, com pouco ou nenhum amortecimento, e deixam o pé bem exposto. No entanto, por serem utilizadas por longos períodos, em algum momento começam a causar dor, principalmente na região dos metatarsos e no calcanhar. Por ser um calçado muito fino e com pouco espaço, é muito difícil encontrar no mercado uma palmilha para esse calçado. Porém a Pés Sem Dor, por toda tecnologia que tem, é a única que fabrica uma palmilha feita sob medida para os pés da pessoa e que cabe perfeitamente em uma sapatilha, como a nossa palmilha Eleganza, ou uma palmilha ¾ (ótima em alguns casos de sapatilha com bico fino).

Salto baixo e médio:

melhor tipo de calçado  sapato pé salto baixo

4. Sapato de salto baixo-médio

Os sapatos de saltos baixos e médios são calçados femininos com altura variando de 3cm a 7cm. Qualquer calçado com elevação (salto) faz com que o corpo sofra alterações que sobrecarregam as articulações. As palmilhas sob medida podem ser utilizadas para saltos médio e baixo, para melhorar o conforto e ajudar no alívio das dores provenientes desses tipos de sapato. A palmilha melhora a acomodação do pé no sapato (apoiando o arco do pé) e oferecendo suporte à região dos metatarsos, que sofre bastante nesse tipo de calçado.

Salto alto:

melhor tipo de calçado  sapato pé  salto alto

5. Sapato de salto alto

O salto alto é um ótimo exemplo do desafio entre beleza e conforto. Muitas mulheres usam o salto alto, mesmo com muitas dores, pela elegância e beleza que ele traz. No entanto, sabe-se que o salto alto (maior de 7 cm em média) é muito danoso para as articulações do corpo como um todo. Nesses casos a alteração biomecânica é tão grande que fica muito difícil obter conforto mesmo com uma palmilha excelente. É importante revezar o uso desse tipo de salto com saltos mais baixos e com tênis, sempre que possível. Uma vez que os saltos menores e outros calçados forem adaptados com o uso das palmilhas Pés Sem Dor é possível diminuir a sobrecarga e, então, usar o salto alto com menos dano ao corpo.

Bota feminina:

melhor tipo de calçado  sapato pé bota feminina mulher

6. Bota feminina

No inverno é muito comum o uso de botas, especialmente pelas mulheres. Esse tipo de calçado tende a ser confortável, mas após muito tempo de uso, por não ter amortecimento adequado, ter bico fino e, às vezes, ter salto, começa a dar desconforto. A Pés Sem Dor tem palmilhas finas e muito bem adaptáveis, promovendo realmente um conforto para essas botas.

Tênis de caminhada e corrida:

melhor tipo de calçado  sapato pé tênis esporte

7. Tênis de corrida

Esses tipos de calçados são mais confortáveis que os demais. No entanto, eles são vendidos com palmilhas comuns, que não oferecem o suporte e o conforto que as pessoas precisam, como mostrado no diagrama acima (imagem: como seu pé se comporta dentro do sapato). Com isso as pessoas têm mais dificuldade de adaptarem seus pés a alguns tênis. A palmilha Pés Sem Dor feita sob medida para o seu pé e seu tênis é capaz de adaptar o seu pé a qualquer tênis (que esteja com um tamanho adequado), promovendo conforto e prevenindo dores.

Sapatênis:

melhor tipo de calçado  sapato pé  sapatênis

8. Sapatênis

É um tipo de tênis que demanda uma palmilha mais fina e mais recortada, que a Pés Sem Dor consegue produzir com grande precisão para o pé e para o calçado ao mesmo tempo.

Sapato social masculino:

melhor tipo de calçado  sapato pé social masculino homem

9. Sapato social masculino

De maneira geral, os sapatos sociais masculinos são finos, têm pouco amortecimento, possuem o bico fino e um pequeno salto na parte posterior. Essas características fazem com que seja muito comum o homem sentir dores e desconforto ao final do dia. O fato de eles terem pouco amortecimento, juntamente com a elevação posterior, faz com que ocorra uma sobrecarga na região da ponta do pé (metatarsos), gerando dor.

A palmilha Pés Sem Dor é a única que se adapta perfeitamente ao pequeno espaço interno desse tipo de sapato e ainda consegue dar apoio ao arco plantar e aos metatarsos, redistribuindo a pressão plantar e eliminando as dores.

Botas de trabalho:

melhor tipo de calçado  sapato pé bota preta trabalho

10. Botas de trabalho

Muitas vezes as pessoas têm que usar botas e calçados de segurança no trabalho. Esses calçados normalmente não são tão confortáveis e têm que ser usados por longos períodos. No entanto, não é necessário ficar sentindo dores e desconforto com esses calçados. Com uma palmilha Pés Sem Dor é possível ter o pé totalmente acomodado dentro do sapato, aliviando a dor e o desconforto.

Quer saber mais sobre o melhor tipo de calçado? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita