Palmilha ortopédica infantil

 em palmilha, Palmilhas

O corpo das crianças se desenvolve de forma rápida e constante, incluindo seus pés: os pés das meninas crescem até os 12 anos e o dos meninos até os 15. Durante toda a fase de desenvolvimento e crescimento, é importante priorizar o conforto e deixar de lado calçados apertados e que estejam machucando, pois eles podem até mesmo alterar as estruturas dos pés. Desta forma, que tal conhecer um pouco mais sobre a palmilha ortopédica infantil?

Por que usar a palmilha ortopédica infantil? Conheça os principais problemas nos pés de crianças

Pé chato em crianças

Uma das condições mais recorrentes em crianças é o pé chato. Dessa forma, um aspecto fundamental a ser observado durante o crescimento da criança é o desenvolvimento do arco longitudinal medial – aquela curva no meio dos pés. Ele é responsável pela estruturação dos pés e ajuda na hora de caminhar, saltar e amortecer impacto. 

 

Uma criança que não desenvolve o arco plantar pode se tornar um adulto com pés chatos, sofrendo com incômodos na adolescência e na vida adulta.

 

A palmilha ortopédica para crianças com pé chato é uma das opções mais eficientes para solucionar esse problema: ela auxilia muito na formação do arco, já que tem o suporte necessário para o desenvolvimento do pé. Por isso, ao comprar calçados para crianças, procure por opções mais confortáveis e não se esqueça de utilizar a palmilha ortopédica infantil.

Dedos de pombo

Também conhecido como pigeon toes, os dedos de pombo são uma outra condição que pode ser percebida em crianças no início de seu desenvolvimento.

 

Os dedos de pombo caracterizam-se pelo posicionamento dos metatarsos (os ossos dos pés próximos aos dedos) voltados para dentro, numa rotação interna da tíbia (osso da perna) ou do fêmur.

 

As crianças com dedos de pombo têm dificuldade para correr e geralmente caem mais. Nesses casos, logo no primeiro ano a alteração já pode ser percebida.

 

O uso da palmilha ortopédica infantil para dedos de pombo pode auxiliar no alinhamento do pé e da perna, além de solucionar as dores. 

Palmilha ortopédica para crianças

A palmilha ortopédica infantil pode ser utilizada por crianças a partir de 2 anos de idade. Ela é uma órtese plantar: uma interface entre o pé e o calçado, utilizada para solucionar problemas e dores nos pés, tornozelos e joelhos – como dedos de pombo, pé chato e doença de sever –, além de proteger os pés contra impactos e oferecerem conforto.

 

A palmilha ortopédica para crianças é feita sob medida, a partir de uma avaliação dos pés com um profissional especialista. 

Palmilha de silicone para crianças

A palmilha feita de silicone é parecida com a palmilha que vem dentro dos calçados, fabricada de forma genérica. Sua proposta é proporcionar conforto e resolver as dores nos pés. No entanto, a palmilha de silicone não é indicada para crianças ou qualquer pessoa com o intuito de tratar ou minimizar dores e doenças. Já que, embora confortáveis, não são capazes de tratar patologias. E portanto, não resolvem as dores.

Palmilha ortopédica infantil: preço

O preço de uma palmilha ortopédica infantil aqui no Pés Sem Dor varia de acordo com cada caso, exatamente por serem confeccionadas sob medida. Na Pés Sem Dor, há a garantia de 90 dias: se as palmilhas não solucionarem as suas dores, devolvemos o seu dinheiro. Já as palmilhas de silicone disponíveis no mercado custam, em média, de R$20,00 a R$90,00 – mas, como dito anteriormente, não solucionam a fascite plantar.

Perguntas frequentes

 

A palmilha ortopédica infantil evita o pé chato?

Sim, a palmilha ortopédica infantil pode auxiliar no tratamento e na prevenção do desenvolvimento de pé chato em crianças.

 

Quanto custa uma palmilha ortopédica para criança?

A palmilha ortopédica infantil aqui no Pés Sem Dor é feita sob medida, de acordo com as necessidades de cada criança – por isso, seus valores podem variar. Vale a pena fazer uma avaliação gratuita conosco, para podermos compreender o caso.

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita