Saúde em dia para envelhecer melhor

Categorias Bem estar

Por Ana Sousa | 6 de abril de 2021 | 0 comentários | 212 visualizações

O que é saúde?

Pode parecer uma tarefa óbvia dizer quando uma pessoa está saudável e quando está doente. Mas a saúde é algo mais amplo, principalmente considerando que é possível prevenir doenças com hábitos saudáveis antes do problema aparecer.

Em 1946, a OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu a saúde como um completo estado de bem estar físico, mental e social. Agora, o conceito está em paralelo com qualidade de vida, não apenas a ausência de doenças.

Para a semana do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, separamos os principais elementos que contribuem para uma vida saudável, baseados nas recomendações e estudos da OMS.


Coma bem, viva bem

Sim, você ouviu isso da sua mãe, do seu médico e agora aqui: não há vida saudável sem uma alimentação saudável. A ingestão exagerada de ultraprocessados, em geral, está associada a maior chance de câncer, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, depressão e obesidade. Por outro lado, os alimentos in natura ou minimamente processados, fornecem os nutrientes que o seu corpo necessita para promover a manutenção e restauração do seu organismo.


Hidrate-se

Lembre-se que somos 75% água, viu? É tão simples e ainda assim esquecemos: beber água é fundamental, porque ela é responsável pelo transporte de nutrientes, pela regulação das células, entre outras funções vitais, então, hidrate-se!

Ter saúde é estar em movimento

Não foi sem motivo que a OMS definiu bem estar físico e mental como parte do conceito de saúde. E a prática regular de exercícios é uma das formas de alcançar esses dois objetivos: exercitar-se faz bem para o corpo e para a mente. Movimentar o corpo ajuda a melhorar o humor, os sintomas de ansiedade, os quadros de depressão e estresse. Isso porque a atividade física libera os hormônios serotonina e endorfina, que estão ligados ao nosso humor.

Comentários