Síndrome de Down: como essa condição pode afetar os pés

 em Bem estar, Cuidados, Dor nos pés, Saúde

A síndrome de Down é uma alteração genética que acontece durante o desenvolvimento do embrião na gravidez. Pessoas com a síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Essa alteração traz consigo algumas características comuns, como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos pequenas, comprometimento do intelecto e algumas alterações no sistema musculoesquelético – ossos, músculos e articulações, tendões e ligamentos. É possível notar, por exemplo, alterações já nos pés de bebês com síndrome de Down, que costumam ter um espaço maior entre o dedão e os outros dedos.

Como essas alterações podem afetar a saúde dos pés? Continue lendo este post para saber mais.

Síndrome de Down e pés

De acordo com a pesquisa “Foot and ankle deformities in children with Down syndrome”, cerca de 27% das pessoas com a síndrome apresentam alguma alteração nos ossos, músculos e articulações. Isso significa que pessoas nessas condições podem ter dificuldades para se locomover, sentir dores ou apresentar outros problemas relacionados aos pés, tornozelos e joelhos.

Pé plano e joanete: condições mais comuns em pessoas com Síndrome de Down

Segundo a pesquisa, o pé plano (ou pé chato) e o joanete são duas patologias dos pés muito comuns em pessoas com síndrome de Down.

O pé plano é uma condição em que a pessoa não possui uma curvatura no meio do pé, e como consequência pode desenvolver outros problemas como a fascite plantar, tendinites, entorses e outros.

Já o joanete, é uma alteração óssea na base do primeiro dedo do pé, causando dores e rigidez. Essas alterações acontecem especialmente porque a síndrome de Down pode levar a uma frouxidão ligamentar e hipotonia muscular (diminuição da força dos músculos), que por sua vez causam esses desalinhamentos do pé plano e joanete.

Cuidados com os pés da crianças com Síndrome de Down

E qual o impacto disso na criança com síndrome de Down? Tanto o joanete como o pé plano – e outras alterações no sistema musculoesquelético que a criança possa apresentar – contribuem para uma locomoção instável, surgimento de dores e dificuldades em usar certos tipos de calçados. Crianças com problemas nos pés, quando não tratados, se tornam adultos com dores.

Palmilhas e calçados sob medida para adultos e crianças com síndrome de Down

As palmilhas sob medida, hoje em dia, são conhecidas por sua eficácia em tratar de maneira não invasiva, diversas patologias e dores que afetam os pés, tornozelos e joelhos. A palmilha elimina as dores e aumenta o conforto, inclusive as que apareceram por conta dos calçados muito compridos.

O principal benefício da palmilha sob medida é a eliminação das dores através da redistribuição da pressão plantar, ou seja, a redistribuição do peso que o pé precisa aguentar.

As palmilhas sob medida possuem curvas e elevações específicas, chamadas de correções, que aumentam a área de contato do pé com o solo e diminuem os picos de pressão na sola dos pés.

A Pés sem Dor oferece palmilhas sob medida feitas para diversos tipos de calçado.

No caso do pé de pessoas com Síndrome de Down, além de todos esses benefícios, as palmilhas também oferecem suporte para o arco dos pés, para alinhar o pé plano e também o joanete, que como vimos podem ser  causados pelo desalinhamento devido ao desabamento pela frouxidão ligamentar e hipotonia muscular.

As palmilhas da Pés Sem Dor são feitas sob medida para os pés de cada pessoa, após uma avaliação minuciosa com nossos especialistas! São confeccionadas em impressoras 3D, a última tecnologia do mercado, o que garante uma precisão digital milimétrica. Além disso, são feitas com TPU (termoplástico poliuretano), um material resistente e flexível.

Calçados sob medida para adultos e crianças com síndrome de Down

Além das palmilhas, outro produto que pode beneficiar pessoas nessas condições, são os calçados sob medida. Criamos uma linha de calçados femininos e masculinos sob medida, com o objetivo de oferecer ainda mais qualidade de vida para os brasileiros.

Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor são feitos especialmente para os pés de cada pessoa, excluindo todo o desconforto e rigidez de um calçado genérico. Ideal para uma pessoa com síndrome de Down e que possui dificuldades para se locomover, possui joanetes e não encontra calçados que a ajudem a caminhar sem dores e desconfortos.

Gostou deste post? Obrigada por chegar até aqui!

Referências

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6005220/.
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recentes
Agende sua avaliação gratuita