Dedão

Escrito por Mateus Martinez | Atualizado em 30 de setembro de 2021.

é mestre em fisioterapia esportiva pela Universidade de Queensland – Austrália. Fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP). Ele é Diretor de Fisioterapia na Pés Sem Dor, ministra cursos no Grupo Terapia Manual e gosta de praticar corrida. Profissional com registro no crefito: 162983-F

Você pode encontrar Mateus Martinez no Youtube e Linkedin

O hálux, popularmente conhecido como “dedão”, é uma região composta por dois ossos: a falange proximal e a falange distal. A falange proximal é conectada com o primeiro metatarso, por meio da articulação metatarsofalangeana, e com a falange distal, por meio da articulação interfalângica. Junto à articulação entre a falange proximal e o primeiro metatarso também estão localizados dois pequenos ossos esféricos, chamados de sesamoides, que funcionam como uma polia (aumentam o poder de impulso e a eficiência da musculatura durante as caminhadas).

O dedão é fundamental para o corpo se manter estável durante o andar: ele é o dedo que recebe maior parte da carga e ajuda a manter o equilíbrio. Devido a isso, também é um dos dedos mais suscetíveis à ocorrência de dores. Os possíveis diagnósticos relacionados à dor no dedão têm ligação com casos de hálux valgo (joanete), hálux rígido, sesamoidite ou unha encravada.

CAUSAS

As principais causas para a dor no dedão estão relacionadas ao excesso de carga e pressão aplicada na região, ou à ocorrência de traumas e lesões. Tais traumas ocorrem, de forma involuntária ou não, quando o dedão se choca com algum obstáculo sólido (como sofás, camas, portas, etc.) ou quando algum objeto cai sobre o hálux. Após o trauma, se surgirem inchaços, vermelhidão ou dores agudas, deve-se fazer acompanhamento com médico especializado, pois podem ser indícios de problemas mais graves.

Alinhamento
Pessoas com a pisada pronada têm uma alteração fisiológica que faz com que os pés apresentem um movimento exagerado “para dentro”. Ou seja, por causa disso as pressões aplicadas nos pés são distribuídas de forma desigual e sobrecarregam o dedão, podendo gerar dores ou até lesões mais graves, como fraturas por esforço repetitivo.

Unhas encravadas
Outro fator que pode ocasionar dor no dedão são as unhas encravadas. Elas surgem por causa de unhas mal cortadas (ao contrário do que as pessoas pensam, as unhas devem ser cortadas com a ponta reta e não arredondadas), por causa de batidas ou fatores genéticos. As unhas do dedão são as que costumam encravar com maior facilidade e devem receber atenção especial.

Calçados inadequados
O uso de calçados com salto alto ou bico fino ajuda a sobrecarregar e apertar os dedos dos pés, podendo gerar calos ou desalinhamentos. Tênis rígidos ou apertados também podem ser prejudiciais à saúde dos pés.

dor no primeiro metatarso calcado sapato apertado
Calçado inadequado

PRINCIPAIS PATOLOGIAS QUE CAUSAM DOR NO DEDÃO

Sesamoidite
É uma inflamação nos ossos sesamóides (pequenas estruturas esféricas ligadas nas articulações entre o dedão e o primeiro metatarso que servem para aperfeiçoar a musculatura durante o andar) e pode causar dores bem localizadas na base do dedão.

Joanete
De acordo com o estudo “Foot pain and functional limitation in healthy adults with hallux valgus: a cross-sectional study”, o joanete é uma protuberância no dedão que se forma devido ao desvio do hálux em direção aos outros dedos e do primeiro metatarso para o outro lado. Além de ser uma patologia que causa deformações estéticas, o joanete pode contribuir para a sobreposição dos dedos e a inflamação de tecidos do pé, podendo gerar dores e incômodos.

Hálux rígido
O hálux rígido é um tipo de artrose do dedão (degeneração da cartilagem que reveste os ossos da articulação metatarsofalangeana – 1º metatarso e falange proximal) que causa dor e limitação do movimento do hálux. Geralmente, acomete pessoas que praticam atividades físicas intensas por grandes períodos de tempo e ocorre por causa da sobrecarga prolongada no primeiro metatarso.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O tratamento para aliviar as dores no dedão varia de acordo com cada caso e o acompanhamento médico é necessário para um melhor diagnóstico. Alguns médicos recomendam o uso da palmilha de fibra de carbono nos casos em que o movimento do pé deve ser diminuído, como, por exemplo, o hálux rígido e alguns tipos de artrose.

Algumas medidas, como aplicar gelo na região dolorida, manter o pé em repouso, diminuir a carga de atividades físicas, podem ajudar na recuperação do dedão.

PALMILHAS E SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR® PARA DOR NO DEDÃO

O uso de palmilhas sob medida Pés Sem Dor auxilia na redistribuição das pressões aplicadas no dedão, aliviando a sobrecarga na região e por consequência as dores. Para isso, elas possuem um amortecedor na região do hálux e uma elevação na parte interna para diminuir a pronação ao andar, o que contribui para a diminuição do impacto no dedão.

Palmilhas tradicional sob medida Pés Sem Dor
Palmilha tradicional sob medida Pés Sem Dor

Já os sapatos sob medida Pés Sem Dor são feitos de maneira que conseguem acomodar perfeitamente o dedão, sem apertar a região e permitindo espaço ideal para a sua movimentação natural. Isso é possível porque os calçados Pés Sem Dor são feitos individualmente para cada pé após um escaneamento 3D. Além disso, com diferentes tipos de solado, o sapato sob medida consegue oferecer suporte adicional para quem precisa controlar a movimentação do pé e proteger o dedão.

Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor
Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor | São mais de 20 modelos femininos e masculinos para você escolher

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:

  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.

Palmilhas de fibra de carbono Pés Sem Dor
A Pés Sem Dor fabrica uma palmilha sob medida de Fibra de carbono, um produto recomendado pelos médicos em alguns casos específicos. É um material que não dobra e extremamente forte, utilizado na construção dos carros de Fórmula 1 e nas mais modernas aeronaves.

A palmilha fibra de caborno Pés Sem Dor é leve e fina, com 4 mm de espessura!

PERGUNTAS FREQUENTES

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

LINKS EXTERNOS

1) Hallux rigidus | Clínica e Cirurgia do pé
2) Joanete (Hallux Valgus) | Clínica Deckers
3) 9 coisas que seus pés podem estar tentando mostrar para você | Brasil Post
4) Joanete pode surgir ou piorar com uso de sapatos de salto e bico fino | Bem Estar