Dedos

Escrito por Mateus Martinez | Atualizado em 5 de setembro de 2021.

é mestre em fisioterapia esportiva pela Universidade de Queensland – Austrália. Fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP). Ele é Diretor de Fisioterapia na Pés Sem Dor, ministra cursos no Grupo Terapia Manual e gosta de praticar corrida. Profissional com registro no crefito: 162983-F

Você pode encontrar Mateus Martinez no Youtube e Linkedin

Os dedos dos pés são constituídos, cada um, por três ossos: a falange proximal, a mais próxima do pé, no comecinho do dedo (ligada, por meio da articulação metatarsofalangeana aos metatarsos); as falanges intermédias, no meio do dedo; e a distal, que é a ponta do dedo, todos unidas entre si pela articulação interfalangeana, exceto o dedão,que não possui a falange intermédia. Suas principais funções estão relacionadas ao apoio e equilíbrio do pé às mais variadas atividades, desde o andar até o ato de saltar e correr.

Por ser uma região relativamente sensível e exposta, está sujeita à ocorrência de dores devido a traumas e lesões. As deformidades dos dedos são as maiores causas de dor e incômodo na região, mas outros diagnósticos também podem estar relacionados à dor nos dedos, como a artrose, unhas encravadas, calos.

CAUSAS

A maioria das causas de dores nos dedos está ligada às deformidades, principalmente quando os indivíduos possuem os dedos em formato de garra ou martelo. Segundo a “Pesquisa: Os pés brasileiros”, aproximadamente 11,4% dos brasileiros apresentam esses tipos de alteração nos dedos.

Unhas encravadas e a dor nos dedos
Unhas mal cortadas, traumas nos dedos e pré-disposição genética são alguns dos fatores que podem influenciar na ocorrência de unhas encravadas. Esse tipo de problema na unha pode causar fortes dores nos dedos e são perigosas para o bem estar do indivíduo, pois pode contribuir para o desenvolvimento de inflamações e infecções, e atrapalhar nas atividades cotidianas.

Confira dicas para evitar unhas encravadas
Unha encravada

Calçados inadequados
O uso prolongado de tênis e sandálias inadequados pode acarretar em dores nos dedos. O risco aumenta ainda mais se o sujeito utiliza, com muita frequência, sapatos rígidos ou com bico fino. Isso ocorre porque esses tipos de calçados pressionam e apertam, inapropriadamente, os dedos dos pés, podendo causar calos ou deformidades dos dedos.

dor no primeiro metatarso calcado sapato apertado
Calçado inadequado

PRINCIPAIS PATOLOGIAS QUE CAUSAM DOR NOS DEDOS

Artrose
A artrose é uma patologia degenerativa e progressiva que desgasta a cartilagem das articulações entre os ossos. Ela pode acometer os dedos, causando rigidez e dores bem localizadas.

Deformidades em garra e em martelo
Esses dois tipos de alterações nos dedos ocorrem por causa da retração e encurtamento dos músculos localizados nessa região do pé e afetam na posição dos dedos durante o caminhar. Devido à sobrecarga nessa região, é comum pessoas com dedos em garra ou martelo sentirem dores. A origem dessas deformidades, normalmente, está ligada ao uso de calçados inadequados.

Calos
Mesmo não causando dores, os calos podem oferecer fortes incômodos a quem os tem. Eles são espessamentos de pele que ocorrem devido ao atrito dos dedos com os calçados (que se intensifica quando o sapato é rígido e apertado).

Neuroma de morton
Essa patologia causa o engrossamento de um nervo que passa entre os metatarsos e pode gerar dor, perda de sensibilidade, formigamento, vermelhidão e inchaço, principalmente entre o terceiro e o quarto dedos. De acordo com o estudo “Morton’s neuroma”, os principais fatores que causam o neuroma de Morton estão relacionados a altas pressões depositadas na parte da frente do pé

Bunionette
É um tipo de joanete que acomete o dedo “mindinho” e acontece por causa do desvio do quinto dedo em direção aos outros dedos do pé. Seu surgimento está relacionado à aplicação contínua de pressão na lateral dos pés, pode fazer com que os dedos fiquem sobrepostos.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Para cada caso de dor, há um tipo diferente de tratamento. O diagnóstico para avaliar as melhores formas de aliviar os incômodos deverá ser realizado por médico especializado e, em alguns casos, somente poderá ser feito após a realização de exames de imagem. Mas, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as dores, como por exemplo:

– Diminuição da carga de exercícios físicos;

– Usar sapatos confortáveis e diminuir a utilização de sapatos com bico fino ou salto alto;

– Usar palmilhas e sapatos sob medida Pés Sem Dor.

PALMILHAS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR® PARA DOR NOS DEDOS

O uso de palmilhas e sapatos sob medida Pés Sem Dor melhora o alinhamento dos dedos e contribui para uma correta distribuição da pressão absorvida pelos pés. Para isso, possui uma elevação e um amortecedor sob os metatarsos, o que diminui a sobrecarga e distribui melhor os dedos.

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:

Palmilhas tradicional sob medida Pés Sem Dor
Palmilha tradicional sob medida Pés Sem Dor
  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.
Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor
Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor | São mais de 20 modelos femininos e masculinos para você escolher

PERGUNTAS FREQUENTES

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

LINKS EXTERNOS

1) Toe fractures | Foot Education
2) Do I really need my pinky toe? | Pop Science
3) 9 coisas que seus pés podem estar tentando mostrar para você | Brasil Post