1º Metatarso

Escrito por Mateus Martinez | Atualizado em 7 de outubro de 2021.

é mestre em fisioterapia esportiva pela Universidade de Queensland – Austrália. Fisioterapeuta formado pela Universidade de São Paulo (USP). Ele é Diretor de Fisioterapia na Pés Sem Dor, ministra cursos no Grupo Terapia Manual e gosta de praticar corrida. Profissional com registro no crefito: 162983-F

Você pode encontrar Mateus Martinez no Youtube e Linkedin

O primeiro metatarso é o osso longo, localizado no antepé, que tem a cabeça articulada com o “dedão” e a base ligada ao cuneiforme (osso do tarso). Por ser o mais forte dos metatarsos, é responsável pela absorção de maior parte da carga imposta durante o caminhar,além de ser fundamental para o apoio e sustentação do pé aos diferentes desníveis dos terrenos.

Por causa disso, a ocorrência de dores nessa região é frequente e pode se gravar quando o indivíduo pratica esportes de alto impacto ou utiliza calçados inadequados e rígidos por muito tempo. As causas para dores no primeiro metatarso podem estar relacionadas com metatarsalgia, joanete, pés cavos, dedos em formato de martelo ou sesamoidite.

Imagem ilustrativa mostrando onde estão localizados os ossos metatarsos
Região dos metatarsos nos pés

CAUSAS

As causas da dor no primeiro metatarso estão ligadas, principalmente, a sobrecarga e o desalinhamento natural das pisadas. Pessoas obesas, esportistas ou mulheres que utilizam calçados inadequados são as mais vulneráveis a esse tipo de dor.

Sobrecargas
De acordo com o estudo “Metatarsalgia”, as explicações para o surgimento de dor no primeiro metatarso estão associadas, principalmente, ao excesso de carga e pressão aplicada na cabeça do osso metatarsiano. Isso acontece devido ao uso excessivo de sapatos e sandálias que comprimem os dedos do pé, alterando a posição natural dos ossos.

dor no primeiro metatarso calcado sapato apertado
Salto alto é um tipo de calçado que sobrecarrega os metatarsos

As dores no primeiro metatarso são muito mais comuns em mulheres do que homens, justamente pelo fato de que elas costumam usar, frequentemente, salto alto. Esse tipo de calçado distribui desproporcionalmente o peso do corpo sobre o pé, sobrecarregando o metatarso e alterando a mecânica do corpo. O excesso de peso também pode contribuir para o aparecimento desse tipo de dor, pois o pé tem de suportar, muitas vezes, uma carga maior que a ideal, assim como a prática exaustiva de esportes de grande exigência física dos pés, como esportes de alto impacto.

Alinhamento
Alterações de pisada ajudam a sobrecarregar o primeiro metatarso, principalmente quando os indivíduos possuem pronação ao caminhar (nesses casos, o pé faz um movimento “para dentro”, sobrecarregando o osso da parte interna). Esse tipo de pisada, por ser aplicada de maneira repetitiva, pode causar fraturas por estresse no primeiro metatarso, devido ao excesso de pressão aplicada no osso.

Ilustração das estruturas dos pés e pernas na pisada pronada
Posicionamento das estruturas na pisada pronada

O uso de palmilhas Pés Sem Dor pode ser muito útil para pessoas com esse tipo de desalinhamento, pois a pisada seria corrigida e o excesso de peso aplicado no primeiro metatarso seria redistribuído para as outras regiões do pé.

Traumas
Dores no primeiro metatarso relacionadas a traumas e lesões podem ter relação com longos períodos de sobrecarga nos ossos ou batidas e trombadas, que ocorrem involuntariamente durante o cotidiano. Devem ser avaliadas e acompanhadas por médico especialista, pois podem prejudicar o bem estar do indivíduo.

PRINCIPAIS PATOLOGIAS QUE CAUSAM DOR NOS METATARSOS

Metatarsalgia
Comum em mulheres, ocorre devido ao excesso de pressão aplicada na cabeça dos metatarsos. Está associado ao uso excessivo de sapato com salto.

Hálux valgo (joanete)
É uma protuberância no primeiro metatarso que ocorre devido ao desvio do osso em direção ao lado de dentro do pé e inclinação do “dedão”. Geralmente, o joanete se forma devido a fatores genéticos.

Sesamoidite
É uma inflamação nos ossos sesamóides (pequenos ossos esféricos, envolvidos por tendões ligados entre a cabeça do primeiro metatarso e a falange, que servem para aumentar a eficiência da musculatura em que se envolvem). Causa dores bem localizadas.

Pés cavos
Pessoas com esse tipo de deformidade possuem o arco do pé mais acentuado que o natural, o que contribui para a sobrecarga dos metatarsos, pois o apoio que deveria ser sustentado pelos dedos acaba sendo aplicado na cabeça desses ossos.

Hálux rígido
É uma inflamação da articulação entre a falange e o primeiro metatarso, ocasionada pelo excesso de carga aplicada na região. É o tipo mais comum de artrose (degeneração progressiva da cartilagem que reveste os ossos e leva ao aumento do atrito nas articulações) dos pés e tornozelos, principalmente durante a terceira, pois o corpo entra num processo natural de desgaste de suas estruturas.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O diagnóstico para detectar o motivo das dores no primeiro metatarso somente deve ser feito por médico especializado, pois ele saberá indicar o melhor tratamento para o alívio dos incômodos. Em alguns casos, apenas após a realização de exames de imagens é que a causa da dor será identificada. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar os inchaços e vermelhidões, como:

– Utilizar calçados confortáveis e espaçosos;

– Diminuir o uso de salto alto e sandálias com bico fino;

– Aplicar gelo nas áreas doloridas por 15 ou 20 minutos;

– Diminuir a intensidade de exercícios físicos e atividades com grande esforço dos pés;

– Pessoas com sobrepeso devem tentar emagrecer para diminuir a pressão sob o primeiro metatarso;

– Usar palmilhas Pés Sem Dor.

Lembrando que o uso de medicamentos somente deverá ser feito com prescrição médica, pois a automedicação é perigosa e pode trazer malefícios ao bem estar dos pacientes.

PALMILHAS E SAPATOS SOB MEDIDA PÉS SEM DOR® PARA DOR DO 1º METATARSO

O uso de palmilhas sob medida Pés Sem Dor alivia a sobrecarga no primeiro metatarso. Para isso, possuem uma depressão e um amortecedor na região do dedão, além de um apoio no arco plantar, o que contribui para uma melhor distribuição das pressões nos pés.

Palmilhas tradicional sob medida Pés Sem Dor
Palmilha tradicional sob medida Pés Sem Dor

Já os calçados sob medida são feitos respeitando a largura e circunferência dos metatarsos. Com isso há um encaixe perfeito, sem que haja compressão excessiva (que causa dores em quem tem pés largos, por exemplo) e sem ficar largo demais, que causa falta de estabilidade e muita fricção do pé com o calçado.
Além disso, o calçado sob medida pode ter um dos nossos solados impressos em 3D, que garante excelente amortecimento de impacto e bom suporte.

As palmilhas e sapatos são feitos com tecnologia 3D e precisão digital milimétrica, após uma avaliação gratuita dos pés, tornozelos e joelhos, com os especialistas da Pés Sem Dor. Veja agora todos os seus benefícios:

Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor
Tênis Unissex Sob Medida Pés Sem Dor | São mais de 20 modelos femininos e masculinos para você escolher
  • Eliminação ou redução da dor;
  • Prevenção de lesões;
  • Aumento do conforto;
  • Encaixe perfeito;
  • Mais tempo em pé sem dores;
  • Prevenção de progressão de patologias;.
  • Melhora do amortecimento de impacto;
  • Melhora do desempenho esportivo.

PERGUNTAS FREQUENTES

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Como adquirir um sapato ou palmilha sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato ou palmilha sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas, em uma das nossas unidades espalhadas pelo Brasil. Ligue ou mande um WhatsApp para 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/agendamento.

Em quanto tempo os calçados e palmilhas ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato e palmilha sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!

A avaliação é gratuita?

Nossa avaliação é totalmente gratuita! Realizamos a análise completa de seus pés e pernas. Você não paga nada por isso!

Aceitamos convênio médico?

Não trabalhamos com convênios, pois a nossa avaliação é totalmente gratuita! Mas você pode verificar com seu plano se eles fazem algum tipo de reembolso em relação aos sapatos!

LINKS EXTERNOS

1) Fracturas dos metatarsos | PDG Saúde

2) Fraturas dos metatarsos | Clínica e Cirurgia do Pé e Tornozelo

3) Entenda os problemas que podem ocorrer nos seus pés | Sanna Bem Therapeutic