Dor na parte interna do pé

 em Atividade física, Bem estar, Calçados, Dor nos pés, Palmilhas, Patologias, Pés Sem Dor, Saúde

A dor na parte interna do pé pode ser um sinal de que algo está errado com o tendão tibial posterior. As lesões no tendão tibial posterior ocorrem devido ao excesso de treino e causam dores na região.

Mulher com dor no pé
Mulheres precisam de mais atenção

Esse tendão está localizado na região lateral interna do pé e é uma das principais estruturas dos pés, sendo responsável por dar suporte ao pé durante a caminhada.

As lesões no tendão tibial posterior ocorrem devido ao overtraining (excesso de treino) e causam dores bem localizadas no lado dentro do pé, com sintomas acentuados, geralmente, após a prática de exercícios físicos ou depois de subir escadas. Pode causar o desenvolvimento de Insuficiência do Tendão Tibial Posterior.

Outras Causas

A sobrecarga no tendão tibial posterior também pode ocorrer devido à pronação excessiva, onde o pé faz um movimento muito acentuado “para dentro” e libera maior parte da carga no lado interno do pé.

Palmilha para Pisada Pronada
Pisada pronada

Essa patologia é de caráter progressivo e deve ser tratada o mais rápido possível, pois, em estágios avançados, pode causar o desabamento do arco plantar e levar ao desenvolvimento do pé plano.

Sintomas e Tratamento

As dores provenientes da insuficiência do tendão tibial posterior se localizam na parte interna do pé e se estendem até o Tendão de Aquiles, podendo causar degeneração. Também pode surgir inchaço e achatamento do pé.

O tratamento deve ser feito com base nas recomendações de médico especializado, que irá prescrever medicamentos para aliviar as dores. Um fisioterapeuta também poderá indicar alguns exercícios para os pés.

Como a palmilha Pés Sem Dor pode Ajudar?

As palmilhas Pés Sem Dor são úteis para diminuir a sobrecarga no pé derivada da pronação, sendo fundamentais para o tratamento da insuficiência do tendão tibial posterior. Para isso elas possuem uma elevação no arco plantar medial, que auxilia no suporte da pisada e evita o excesso de pressão no lado de dentro do pé.

Palmilhas ortopédicas para dores
Palmilhas ortopédicas para dores

Quer saber mais sobre dor na parte interna do pé? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita