Dor no calcanhar ao pisar: principais causas e tratamentos

Categorias Tratar dores

Por Maria Morato | 1 de julho de 2022 | 0 comentários | 274 visualizações

A dor no calcanhar afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, interferindo nas mais diversas atividades. Neste artigo, descubra as principais causas da dor no calcanhar ao pisar e veja como se livrar dessa condição desagradável.

Dor no calcanhar ao pisar: causas

A dor no calcanhar ao pisar pode ser causada por diversos fatores, desde questões anatômicas até fraturas sérias. Abaixo, veja algumas das suas principais causas:

Pisada inadequada

O alinhamento do pé e, consequentemente, o tipo de pisada influenciam na saúde dos pés. O alinhamento ideal é o neutro, que não sobrecarrega nenhuma parte do pé e diminui as chances de lesões. Já o alinhamento em varo, em que o tornozelo fica deslocado para fora, provoca uma pisada supinada, que sobrecarrega a parte externa do pé e pode causar dores na lateral do pé e do calcanhar.

Pé cavo ou plano

O próprio tipo do pé pode levar a dores no calcanhar ao pisar. Diferentemente do pé neutro, que distribui uniformemente a carga imposta aos pés, o pé cavo e o plano ou chato sobrecarregam o calcanhar e outras áreas do pé, podendo provocar dores.

Sobrecargas do calcanhar

As sobrecargas do calcanhar podem ocorrer por vários motivos, como excesso de peso, pisada inadequada ou aumento inadequado na prática de atividades físicas, geralmente sem acompanhamento profissional.

Traumas no pé

Diversos tipos de entorses e fraturas podem causar dor no calcanhar ao pisar, devendo ser tratados por profissionais.

Calçados inadequados

Usar calçados inadequados, além de ser desconfortável, pode provocar ou agravar várias condições, como dor no calcanhar ao pisar. Eles podem ser inadequados por causa do tamanho – sejam largos ou apertados demais –, ou do próprio material do solado, que, se for muito rígido, não absorve impactos e compromete o calcanhar.

Calos

Os calos são espessamentos da pele que aparecem em regiões sobrecarregadas, em que há desequilíbrio na distribuição da pressão, como o calcanhar. Por mais que sejam inicialmente proteções para determinadas regiões, eles podem crescer, ressecar e provocar dores, devendo ser tratados por um profissional.

Patologias

Além de todos esses fatores, algumas patologias também pode causar dor no calcanhar ao pisar, como:

  • Fascite plantar: essa condição caracteriza a inflamação da fáscia plantar, um tecido que fica na parte debaixo dos pés, podendo causar dores no calcanhar e na sola do pé.
  • Esporão de calcâneo: o crescimento desse fragmento ósseo a partir do calcâneo, o osso do calcanhar, pode agravar dores nessa região.
  • Tendinite de calcâneo: a dor da inflamação do tendão de Aquiles pode irradiar para outras partes do pé, como panturrilha e calcanhar, e até prejudicar a movimentação do tornozelo.
  • Bursite retrocalcânea: a inflamação da bursa do calcanhar, uma “bolsa” cheia de líquido que diminui o atrito nessa articulação, pode provocar diversos sintomas desagradáveis, como dor no calcanhar ao pisar, vermelhidão, inchaço e sensibilidade.

Dor no calcanhar ao pisar: tratamentos

Para tratar qualquer dor no pé de maneira correta, você deve consultar um especialista. Somente ele poderá afirmar qual é a causa do problema e recomendar o tratamento mais adequado. Suas recomendações podem envolver:

  • Perda de peso com orientação de um nutricionista, especialmente em casos em que a dor no calcanhar ao pisar é causada ou agravada pelo excesso de peso.
  • Prática de atividades físicas de baixo impacto com acompanhamento profissional, a fim de alongar e fortalecer os músculos da fáscia plantar e panturrilha.
  • Uso de sapatos e palmilhas feitos sob medida para corrigir a pisada e distribuir melhor a pressão plantar.

Sapatos e palmilhas para tratar dor no calcanhar ao pisar

A Pés Sem Dor possui diversos calçados feitos sob medida que ajudam a aliviar a dor no calcanhar ao pisar. Confeccionados em impressoras 3D a partir de moldes individuais, esses sapatos e palmilhas redistribuem a pressão plantar e diminuem a sobrecarga do calcanhar.

Além disso, eles também previnem lesões e dores em outras partes do pé ao promover um encaixe perfeito, aumentar o conforto e melhorar o amortecimento do impacto. 

Então agende hoje sua avaliação gratuita pelo site ou pelo telefone 4003-8033, e descubra quais são os modelos mais adequados para o seu caso.

Perguntas frequentes

Como aliviar a dor no calcanhar ao pisar?

Em vez de iniciar um tratamento caseiro sem indicação médica, você deve consultar um especialista para que seja feito um diagnóstico preciso da sua condição. Então agende agora uma avaliação gratuita com profissionais da Pés Sem Dor e descubra como tratar a dor no calcanhar ao pisar da forma certa.

Existem sapatos e palmilhas que aliviam a dor no calcanhar ao pisar?

Sim! De acordo com a avaliação do especialista, podem ser recomendados sapatos e palmilhas feitos sob medida para aliviar essa dor – como os calçados da Pés Sem Dor, que são produzidos em uma impressora 3D a partir de um molde do seu pé.

Fontes

Comentários