Dedos Sobrepostos

Escrito por Maria Morato | Atualizado em 7 de outubro de 2021.

é estudante de jornalismo e criadora de conteúdo da Pés Sem Dor. Escreve sobre patologias, saúde e bem estar no site e blog da Pés Sem Dor. Gosta de ler e conhecer lugares novos!

Você pode encontrar Maria Morato no Linkedin

Os dedos sobrepostos são dedos que apresentam um mau alinhamento entre si, posicionando-se uns em cima dos outros. Normalmente ocorre no 2º dedo ou no 5º. Essa é uma condição muito comum que afeta os pés e acontece principalmente por questões genéticas ou o uso de sapatos apertados. 

Com o estudo “Os Pés Brasileiros”, feito pela Pés Sem Dor, foi identificado que cerca de 10% da população brasileira possui dedos sobrepostos. Essa é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo recém nascidos.

Causas 

Dedos sobrepostos podem ser herdados, podem ser resultado do uso de calçados inadequados, da maneira como você caminha ou pode estar relacionado a outras patologias. Veja abaixo as principais causas de dedos sobrepostos em adultos:

Genética

Você pode nascer com um dedo sobreposto ou herdar geneticamente de seus pais, uma estrutura óssea que mais tarde pode chegar a desenvolver dedos sobrepostos. Existem especulações de que possuir Dedos de Morton, quando o segundo dedo do pé é mais longo que os outros, possa ser um indício de que você possa desenvolver em algum momento, a sobreposição de dedos. 

Sapatos apertados

Sapatos apertados, com pouco espaço interno para os pés e dedos estarem confortáveis, podem influenciar significativamente o desenvolvimento de dedos sobrepostos. Dessa forma, o melhor a ser feito é evitar calçados apertados, principalmente os de salto alto e bico fino.

Comparação entre calçado inadequado com calçado adequado
Comparação entre calçado inadequado com calçado adequado.

Artrite

A artrite é uma patologia que pode causar inflamação das articulações e rigidez nos pés, o que pode alterar o alinhamento dos dedos. A artrite reumatóide, por exemplo, pode alterar a estrutura do pé e resultar em sobreposição de dedos e também joanete no dedão.

Fatores de risco

Joanete: possuir joanete pode aumentar as chances de desenvolver dedos sobrepostos.

Pé chato: pés chatos são caracterizados por possuírem um arco do pé muito baixo. Essa condição pode estar associada a um risco maior de desenvolver um dedo sobreposto.

Dedo do pé martelo: o dedo em martelo é uma patologia que faz com que os dedos  se dobrem para baixo, ao invés de apontar para a frente. Esse posicionamento pode fazer com que os dedos se sobreponham.

Tratamento para dedos sobrepostos

O primeiro passo para tratar um dedo sobreposto é buscar a ajuda de um profissional. Somente ele pode identificar a causa da sua patologia e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Não deixe de consultar um especialista!

Medidas conservadoras geralmente são o primeiro passo para tratar uma patologia, diminuir dores e desconfortos. A cirurgia somente será uma opção de tratamento se o tratamento conservador não funcionar. 

Tratamento conservador

Usar sapatos sob medida: um sapato feito sob medida para os seus pés os deixará mais confortável, livre de desconfortos na região onde você tem dedos sobrepostos, além de evitar que a patologia evolua. É importante excluir o uso de calçados apertados;

Use separadores de dedos recomendados pelo seu especialista;

– Use talas: o seu especialista pode recomendar o uso de uma tala à noite para ajudar a endireitar o dedo do pé sobreposto;

Fisioterapia: exercícios para endireitar o dedo, fortalecer os músculos dos pés e aliviar a dor podem fazer uma grande diferença no seu tratamento;

Aplicação de gelo: essa prática pode ajudar a aliviar a dor ea inflamação caso o dedo do pé sobreposto estiver irritado ou se houver um joanete;

Perder peso: perder peso ajuda a diminuir a pressão na região dos dedos sobrepostos (apenas em caso de sobrepeso).

A solução para dedos sobrepostos

Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor foram desenvolvidos especialmente para você que possui dedos sobrepostos. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais saúde e qualidade de vida aos brasileiros, e com os sapatos sob medida, os seus dedos ficarão acomodados e confortáveis.

Sapatilha Sob Medida Pés Sem Dor
Sapatilha Sob Medida Pés Sem Dor

Os sapatos sob medida possuem espaço o suficiente para evitar que a sua patologia evolua ou que você sinta dores provenientes de calçados apertados.

Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor são feitos especialmente para os pés de cada pessoa, com precisão digital milimétrica. Excluindo todo o desconforto e rigidez de um calçado genérico.

Por que usar sapatos sob medida?

A forma como os calçados em geral são produzidos, atendem as necessidades de 80% da população. Os outros 20% são pessoas que se sentem desconfortáveis com esses calçados, pessoas com pés largos, pés inchados, com deformidades, patologias ou pessoas que ficam muito tempo em pé.

Os calçados sob medida  acomodam o formato do pé da pessoa, melhorando o conforto e eliminando dores causadas pelos calçados comuns. 

Tênis para esporte
Sapato Unissex Sob Medida Pés Sem Dor

Eles são feitos de forma única para o pé de cada pessoa, com precisão digital milimétrica, levando em consideração todos os detalhes, desde problemas nos pés, tipo de pisada e dores. Veja agora outros benefícios dos calçados sob medida:

  • Encaixe perfeito para pés largos e pés inchados;
  • Mais conforto;
  • Mais tempo em pé sem dores ou desconfortos;
  • Prevenção de progressão de patologias;
  • Mais espaço para colocar uma palmilha sob medida.

Outros problemas nos pés causados por sapatos apertados

As dores são o primeiro sinal de que o calçado está apertado ou desconfortável. Ele pode pressionar a pele, causando ferimentos, e pressionar os ossos, desenvolvendo patologias e lesões mais sérias. Veja quais são elas:

Processo de produção dos sapatos sob medida

Nossos especialistas captam com precisão todas as medidas de seus pés, usando um escâner 3D desenvolvido para criação de sapatos sob medida. A Pés Sem Dor é a única empresa a oferecer essa tecnologia de precisão no Brasil.

Imagem ilustrativa sobre as partes importantes para produzir um sapato sob medida
Na Pés Sem Dor, cada parte do seu sapato sob medida é pensado e feito com qualidade e precisão.

Com as informações captadas, criamos uma forma idêntica aos seus pés em nossas impressoras 3D. Somos os primeiros no Brasil a usar impressoras 3D para moldes de calçados sob medida.

Com o molde feito exatamente para os seus pés, começamos o processo de fabricação do sapato, que será confeccionado com qualidade e rapidez em 3 dias úteis!

Sapatos sob medida e palmilhas ortopédicas

O sapato sob medida elimina as dores causadas pelos calçados convencionais, que geralmente podem ser apertados e desconfortáveis. Para eliminar as dores causadas por patologias, o ideal é que o calçado sob medida seja usado com uma palmilha sob medida que redistribui a pressão na sola do pé e alinhar as articulações.

Para saber mais sobre as palmilhas, clique aqui

Perguntas Frequentes

Imagem ilustrativa com pessoas se fazendo perguntas,

Quanto custa um sapato sob medida?

Os sapatos sob medida da Pés Sem Dor possuem valores de acordo com as medidas captadas durante a avaliação. Essa é a melhor opção para quem sempre tem problemas para encontrar sapatos que os acomodam perfeitamente e não causam nenhum tipo de dores. 

E tem mais! Se você não se adaptar ao seu calçado em até 90 dias, a Pés Sem Dor devolve o seu dinheiro investido! É simples e fácil! 

Como adquirir seu sapato sob medida?

É rápido e fácil! Para adquirir seu sapato sob medida, agende uma avaliação gratuita dos seus pés com nossos especialistas. Ligue, mande uma mensagem para o WhatsApp 4003-8883 ou acesse: www.pessemdor.com.br/sapatosobmedida/agendamento.

Como funciona a avaliação dos sapatos sob medida?

Ao chegar em uma Unidade Pés Sem Dor, você será recebido por um especialista em pés, tornozelos e joelhos, em seguida, preencherá uma ficha de cadastro e responderá algumas questões sobre as suas dores. Após essa etapa, a avaliação dos pés é iniciada.

O especialista vai realizar uma anamnese em seus pés, para entender as suas dores e queixas. Utilizando o aparelho de escâner 3D de alta precisão, o especialista capta  todas as medidas de seus pés.

 A Pés Sem Dor é a única empresa com escâner 3D desenvolvido para criação de sapatos sob medida. Com as medidas dos seus pés, é criado uma forma de uso de impressoras 3D, e depois disso, começamos a criação do seu sapato. 

Em quanto tempo os calçados ficam prontos?

A Pés Sem Dor produz o seu sapato sob medida em até 3 dias, e depois disso, eles são enviados de forma gratuita para a sua casa!