Palmilha para pisada supinada

 em palmilha, Palmilhas

Entenda como a palmilha para pisada supinada pode ajudar a corrigir a marcha e aliviar as dores.

Os pés, tornozelos e joelhos trabalham ativamente durante todo o dia para nos locomover de uma parte a outra. Durante esse processo, diversos ossos, músculos e ligamentos agem em conjunto para promover a marcha – todos assentados sobre uma base comum: os pés. Para que a propulsão e absorção de impacto se dê de maneira efetiva, é preciso que o desenvolvimento da marcha seja executado adequadamente, visto que os pés são os responsáveis pela sustentação dos demais: se os pés estão desalinhados ao pisar, consequentemente, os membros acima dele também se comportarão de maneira atípica, provocando dores e desconfortos ao caminhar.

Durante a caminhada, é comum que os pés se movimentem em direções diferentes, pendendo de um lado para o outro. Contudo, quando essa rotação é exagerada e os pés se inclinam muito para uma determinada direção, começam a ocorrer problemas de alinhamento dos pés com as articulações, levando a dores e dificuldade para caminhar longas distâncias e correr. Esse desalinhamento da marcha pode ser conhecido de duas formas: “pisada pronada” ou “pisada supinada” – ou seja, a movimentação excessiva dos pés para dentro ou para fora, respectivamente. 

No artigo de hoje, trataremos especificamente da pisada para fora. Vamos entender como ela acontece, quais seus efeitos para a saúde dos ossos e articulações e como a palmilha para pisada supinada pode ajudar a resolver esse problema. Confira!

Mecânica do caminhar

De modo geral, em algum momento da marcha, todos fazemos o movimento de supinação ou pronação ao caminhar. Ao darmos um passo, o calcanhar é o primeiro a tocar no chão, provocando a extensão do tornozelo. No momento em que o pé está completamente apoiado no solo, ocorre o movimento de pronação – os pés se inclinam um pouco para dentro a fim de ajustar-se ao solo e absorver o impacto causado pela colisão com o solo. Feito esse movimento, o calcanhar vai se afastando do chão e, para sair do estado de repouso, os pés passam ao estado de supinação. 

Os pés de quem tem a pisada supinada não completam esse ciclo – eles já tocam o solo em supinação e seguem assim até o calcanhar se descolar do chão. Como o impacto não é bem distribuído, o peso do corpo e da movimentação se concentram na lateral do pé, o que faz com que a região fique sobrecarregada, provocando dores e desconforto ao caminhar. A palmilha para pisada supinada serve para corrigir a ausência da pronação, pois é projetada com uma elevação lateral que impede a supinação no momento inadequado, alinhando a marcha e distribuindo o impacto igualmente.  

Pisada supinada: quais as consequências?

A pisada desalinhada pode levar ao surgimento de vários problemas nas articulações e pés – principalmente em praticantes de atividades físicas de alto impacto, como a corrida. Confira abaixo alguns dos diagnósticos mais comuns:

  • Entorses no tornozelo: por conta da inclinação excessiva, o tornozelo fica muito mais vulnerável a virar para fora, fazendo com que as torções sejam muito mais frequentes em pessoas com a pisada desalinhada;
  • Bunionette: como a pisada supinada provoca um aumento da carga exercida sobre a lateral do pé, ocorre o surgimento de uma espécie de joanete no quinto dedo do pé;
  • Tendinite Fibular: os tendões são os grandes responsáveis por estabilizar e dar equilíbrio aos tornozelos. Por conta da sobrecarga na lateral do pé, provocada pela supinação excessiva, eles podem ficar inflamados, provocando dores.

A palmilha para pisada supinada age diretamente na raiz do problema. Por meio de uma elevação na lateral do pé, a supinação excessiva é desativada, alinhando a alinhando e evitando que a lateral fique sobrecarregada. Confira abaixo como funciona!

Palmilha para pisada supinada: como funciona

As Palmilhas Pés Sem Dor criam uma interface entre o pé e o calçado, auxiliando na orientação do movimento por meio da colocação de uma elevação lateral, que impede a supinação excessiva e promove o alinhamento da pisada, corrigindo, assim, o caminhar e a posição dos membros inferiores que estão acima dos pés. Isso só é possível porque a palmilha para pisada supinada Pés Sem Dor é feita exclusivamente para os pés de cada cliente. Entenda um pouco mais abaixo:

Avaliação gratuita com especialistas

  • Especialistas capacitados: ao chegar em uma das unidades Pés Sem Dor, nossos especialistas farão algumas perguntas sobre suas dores nos pés, joelhos e tornozelos, a fim de investigar a fundo os seus sintomas e tudo que está relacionado a eles;
  • Baropodômetro: com um baropodômetro, analisamos a pressão da pisada e seu tipo – se é normal, supinada ou pronada;
  • Escâner 3D: a avaliação continua em um Escâner 3D, que capta perfeitamente todos os detalhes e curvaturas de seus pés. Em um segundo Escâner 3D, são tiradas as medidas de todo o pé, joelho e tornozelo, captando todos os detalhes para a fabricação da palmilha para pisada supinada com as medidas exatas de seus pés;
  • Impressora 3D: depois da avaliação, as informações captadas pelo Escâner são enviadas para uma impressora 3D, que fabrica a palmilha com todas as correções necessárias para alinhar a pisada e eliminar as dores provocadas pela pisada supinada. 

Somente a Pés Sem Dor oferece a avaliação mais completa e técnica do mercado. Com a precisão de nossas Pamilhas Sob Medida, você poderá caminhar com mais conforto, eliminando ou evitando as dores causadas pelo desalinhamento da pisada. 

Perguntas frequentes

O que pode ser feito para alinhar a pisada?

O alinhamento da pisada pode ser feito por meio do uso de Palmilhas Sob Medida; e de exercícios de correção e consciência corporal acompanhados por um fisioterapeuta. 

Como aliviar a dor nos pés causada pela pisada supinada?

Você pode aplicar gelo no local da dor, reduzir a intensidade dos exercícios físicos e utilizar uma palmilha para pisada supinada.

Como agendar uma avaliação gratuita com a Pés Sem Dor?

Você pode agendar uma avaliação gratuita por meio do telefone 4003-8033 ou acessando o link https://www.pessemdor.com.br/agendamento/  

Fontes

https://www.pessemdor.com.br/tipos-de-pisada/
https://www.pessemdor.com.br/pisada-pronada/
https://www.pessemdor.com.br/pisada-supinada/
https://www.youtube.com/watch?v=KfNvtoHhl7A
https://www.pessemdor.com.br/como-funciona/

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita