Disque 4003-8033   ou

Inchaço

Mais de 75% dos trabalhadores relatam ter ocorrência de inchaço nas pernas no final do dia. No entanto, apenas 7% deles usam meias compressivas para controlá-lo. Além disso, o inchaço é mais prevalente em mulheres.
 
Imagem de duas tabelas, uma com a relação entre o gênero e o inchaço dos pés, e outra comparando o uso de meias compressivas com o gênero.
 
Quando estudada a ocorrência de inchaço com o tipo de sapato, encontrou-se que a maior parte das pessoas que relataram inchaço são usuários de Clog, tanto para homens quanto mulheres.

Esse dado provavelmente se relaciona com o fato do calçado tipo Clog ser mais largo e confortável, portanto ofereceria melhor acomodação ao pé inchado. Ou seja, em vez dos trabalhadores usarem meias de compressão para controlar o inchaço, aparentemente eles adaptam o tipo de calçado aos seus pés inchados.

Outro ponto importante relacionado a calçados, é que um alto percentual de mulheres relataram inchaço sempre ou muitas vezes com o uso de botas, bota de borracha/PVC e sapato de bico de aço.
 
Tabela com a relação do inchaço nos pés com o calçado utilizado.
 

Clique nos links abaixo para saber mais detalhes sobre a pesquisa “O trabalho e a relação com os pés, tornozelos e joelhos”.

Características dos trabalhadores do estudo

Características do trabalho

Problemas nos pés causados pelo trabalho

Consequências econômicas do tempo em pé e as dores

Característica dos pés