Dor na planta do pé: causas e tratamentos

 em Tratar dores

A dor no pé é uma condição bastante comum que atrapalha o dia a dia de milhões de pessoas. Segundo uma pesquisa da Pés Sem Dor, quase 90% da população brasileira sofre com algum tipo de dor no pé. A dor na planta do pé, que pode atingir o calcanhar, o arco do pé, o mediopé ou os metatarsos, é um dos tipos mais comuns dessa condição complexa.

Neste artigo, descubra as principais causas e os possíveis tratamentos da dor na planta do pé.

Dor na planta do pé: causas

A planta do pé recebe toda a carga do corpo, então qualquer desequilíbrio na distribuição da pressão plantar pode causar dores nessa região. Abaixo, veja alguns dos fatores que podem estar por trás desse desequilíbrio:

Desalinhamento da pisada

O desalinhamento da pisada é um dos fatores de risco para dor na planta do pé. As pisadas pronadas (com desvio para dentro) e as supinadas (com desvio para fora) modificam o funcionamento do pé, sobrecarregando, respectivamente, a parte interior e a lateral do pé.

Altura do arco anormal

A altura do arco do pé ideal é aquela que distribui uniformemente a pressão plantar e absorve os impactos. Em um pé chato ou plano, em que a altura do arco é menor do que a ideal, a sola inteira toca no chão, o que compromete a capacidade de absorção de impactos. Além disso, nesse tipo de pé a fáscia plantar fica distendida e sobrecarregada, o que pode causar dores na planta do pé. Já no pé cavo, que possui um arco acentuado, a área de apoio é menor, sobrecarregando principalmente os metatarsos e o calcanhar. Nesse tipo de pé, a fáscia plantar fica contraída e tensionada, o que pode causar inflamações dolorosas.

Uso de calçados inadequados

O uso prolongado de sapatos apertados, desconfortáveis, com solado rígido ou que alteram o funcionamento dos pés, como o salto alto, pode causar ou agravar dores na planta do pé.

Excesso de carga

A sobrecarga dos pés pode ocorrer por outros motivos além dos vistos até aqui, como excesso de peso, realização de treinos de alta intensidade e prática de atividades físicas sem orientação adequada.

Fraturas

Como em qualquer parte do corpo, fraturas nos pés podem provocar sintomas como dor e inchaço. Essas fraturas podem ser traumáticas, resultantes de algum trauma pontual; ou por estresse, que são causadas por sobrecarga excessiva e repetitiva, e, caso não sejam tratadas, pioram progressivamente.

Patologias

Diversas patologias podem causar ou agravar a dor na planta do pé. Abaixo, veja quatro das principais:

Fascite plantar

Caracterizada pela inflamação da fáscia plantar, tecido que fica na parte de baixo dos pés e se estende do calcanhar até a base dos dedos, a fascite plantar é uma das principais causadoras de dores no calcanhar, no arco do pé e no mediopé, aparecendo geralmente após longos períodos de descanso ou de exercícios intensos.

Insuficiência do tendão tibial posterior (arco desabado)

Caso a inflamação do tendão tibial posterior não seja tratada corretamente, ela pode gerar microfissuras no tecido e acarretar na perda da função, levando a um rebaixamento gradual do arco do pé, o que pode causar dores nessa região.

Metatarsalgia

A metatarsalgia caracteriza a inflamação dos metatarsos, cinco ossos que ficam localizados no antepé ou base dos dedos, e é causada pela sobrecarga desses ossos, geralmente provocada pela prática de esportes de alto impacto ou utilização frequente de calçados inadequados, especialmente salto alto.

Esporão de calcâneo

O calcanhar é a parte do pé afetada pelo esporão de calcâneo, condição dolorosa em que há o crescimento de um fragmento ósseo a partir do osso do calcanhar, também chamado de calcâneo, causado pela sobrecarga contínua dessa região.

Dor na planta do pé: tratamentos

O tratamento para a dor na planta do pé depende da causa e da localização exata da dor, uma vez que problemas em diferentes partes do pé têm cuidados específicos. Abaixo, veja algumas dicas para aliviar diferentes tipos de dor na planta do pé:

Perder peso

O excesso de peso pode sobrecarregar diversas partes do pé e causar dores. Logo, emagrecer com acompanhamento profissional e manter-se no peso ideal são formas de prevenir e tratar dores nessa região.

Usar calçados adequados

Para aliviar as dores na planta do pé, você deve diminuir o uso de calçados inadequados, como modelos apertados, desconfortáveis, rígidos ou que modificam a distribuição da pressão plantar, como salto alto. Assim, dê preferência a opções confortáveis e espaçosas, como os sapatos da Pés Sem Dor feitos sob medida.

Fazer fisioterapia

De acordo com a gravidade da condição, o especialista pode recomendar sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos dos pés, a fim de prevenir e diminuir dores na planta do pé e em outras partes do corpo. A fisioterapia também pode ajudar no alinhamento da postura do paciente, para evitar sobrecargas, e na contenção do processo inflamatório.

Utilizar órteses

Em casos mais sérios, a utilização de órteses – como bengalas, separadores de dedos e talas noturnas – pode ser indicada pelo especialista. Outra opção são as palmilhas da Pés Sem Dor feitas sob medida, que corrigem desalinhamentos, diminuem o impacto e melhoram a distribuição da pressão plantar.

Adaptar as atividades físicas

Para não sobrecarregar ainda mais seus pés, você deve respeitar os limites do seu corpo e, caso seja recomendado, diminuir a intensidade e a frequência dos treinos – ou até suspender temporariamente a prática de esportes de alto impacto.

Fazer alongamentos

Em casos de dor no calcanhar e no arco do pé, você pode alongar a fáscia plantar e a panturrilha regularmente, de acordo com as recomendações profissionais, para aliviar os sintomas.

Dor na planta do pé: sapatos e palmilhas

Como visto até aqui, utilizar sapatos e palmilhas feitos sob medida é uma forma simples de prevenir e tratar dores nos pés.

Na Pés Sem Dor você encontra diversos modelos confortáveis para todas as ocasiões, desde tênis casuais até sapatos sociais e sapatilhas. Esses calçados são produzidos com tecnologia 3D de acordo com o formato exato do seu pé, promovendo um encaixe perfeito.

Agende agora sua avaliação gratuita pelo site ou pelo telefone 4003-8033, e descubra os benefícios que os calçados feitos sob medida podem trazer para a sua saúde.

Perguntas frequentes

Como aliviar a dor na planta do pé?

Para tratar a dor na planta do pé você deve consultar um profissional, para que ele possa determinar a causa exata do problema e estabelecer o melhor tratamento. Depois, agende sua avaliação gratuita com um dos especialistas da Pés Sem Dor e descubra como um calçado feito sob medida pode ajudar a aliviar suas dores no pé.

Existem calçados que aliviam a dor na planta do pé?

Assim como existem calçados que provocam ou agravam a dor na planta do pé, também existem aqueles que aliviam os sintomas dessa condição. Um exemplo são os sapatos e palmilhas da Pés Sem Dor, que são confeccionados sob medida e oferecem muito mais conforto para os seus pés. Então agende agora sua avaliação gratuita pelo site ou pelo telefone 4003-8033 e confira como esses calçados podem melhorar sua qualidade de vida.

Fontes

https://www.pessemdor.com.br/dor-no-pe/
https://www.pessemdor.com.br/dor-no-arco-do-pe/
https://www.pessemdor.com.br/dor-no-calcanhar/
https://www.pessemdor.com.br/mediope/
https://www.pessemdor.com.br/dor-todos-metatarsos/
Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita