Câimbras

20 de outubro de 2015

O que são Câimbras?

Câimbras são contrações musculares involuntárias (espasmos), que podem durar de poucos segundos a vários agonizantes minutos. A dor é bastante intensa e repentina, podendo aparecer durante uma infinidade de situações: ao caminhar, praticar algum esporte e, até mesmo, durante o sono.

As câimbras podem surgir basicamente em qualquer parte do corpo, mas as regiões que costumam ser mais afetadas são as dos pés e pernas, justamente pelo desgaste muscular maior que elas sofrem.

Câimbras

Câimbras

Causas

Câimbras são extremamente comuns: estima-se que cerca de 1/3 da população mundial seja atingida por esse problema e que grande parte dos quadros de dor ocorra durante a prática de alguma atividade esportiva.

A seguir, destacamos algumas das principais causas de câimbras, como:

• Uso excessivo dos músculos:

Tensionar um músculo em excesso torna-o mais propenso a desenvolver câimbras. É válido ressaltar que a incidência desse tipo de câimbras é maior em atletas, mas não se restringe somente a esse grupo;

• Desidratação:

Se os músculos não estiverem bem hidratados, eles terão mais dificuldade para contrair e relaxar, favorecendo o surgimento de quadros de câimbras;

• Carência de minerais:

A deficiência de determinados sais minerais no organismo, como cálcio, potássio e magnésio também pode ser causa desses espasmos musculares.

 

Dicas para aliviar ou evitar as Câimbras

Não há, até hoje, uma cura definitiva para as câimbras, mas existem determinadas condutas que podem ser seguidas para evitar crises e aliviar as dores, como:

• Durante as contrações, deve-se tentar alongar o músculo afetado;

• Procurar manter uma alimentação balanceada, de modo a contribuir para o bom funcionamento do organismo como um todo. Uma boa dica é ingerir alimentos que reponham alguns dos minerais mais importantes para os músculos, como a banana. Isso porque essa fruta é rica em potássio;

• Aplicar compressas de gelo na área afetada é uma boa conduta ao se deparar com crises de dor;

• Manter o organismo bem hidratado é essencial para a prevenção de câimbras, portanto a ingestão de água é extremamente importante;

• O consumo de bebidas e alimentos diuréticos (como aipo, chá verde e cerveja) deve ser evitado, pois eles estimulam a perda de sais minerais importantes para o organismo.

• Realizar alongamentos e aquecimento antes da prática de exercícios físicos é fundamental.

Alongamentos

Alongamentos