Dicas caseiras para aliviar a dor no calcanhar

10 de maio de 2018

A dor no calcanhar  é a dor mais comum que atinge os pés, e uma das mais frequentes, pois sofre impactos e sustenta todo o peso do corpo, seja caminhando, correndo, ou praticando esportes. É por isso que a sua estrutura é forte resistente. Mas não dá para sobrecarrega-lo, né? Se não as dores surgem, e as coisa ficam complicadas. É muito frequente a região do calcanhar sofrer entorses, traumas e disfunções de difícil tratamento, como o esporão  e a fascite plantar

Pés

Pés descalços

As principais patologias que causam dores no calcanhar são esporão de calcâneo , fascite plantar, tendinite de calcâneo, bursite retrocalcânea e deformidade de Haglund. Pessoas com pé cavo e pé chato estão mais propensas a lesões e dores no calcanhar, pois o seu arco plantar possui uma estrutura diferente.

Existem alguns fatores que podem ajudar a aliviar a dor, confira:

  • Ter um peso adequado;
  • Fazer alongamentos;
  • Fazer atividades físicas com o auxílio de um profissional;
  • Corrigir as alterações nos casos de pé chato ou cavo e erros de pisada;
  • Usar calçados com maior amortecimento e suporte;
  • Usar Palmilha Pés Sem Doruma das melhores formas de ajustar as alterações das estruturas ósseas que causam a fascite plantar.

 

Também temos dicas para você por em prática em casa!

Dicas caseiras para aliviar a dor no calcanhar

  • Vinagre de maça

O vinagre tem ácidos naturais que são ótimos para a saúde dos pés. Ele elimina fungos e diminui a pressão na sola do pé, reduzindo a inflamação.

Ingredientes

  • 5 xícaras de água;
  • 1/2 xícara de vinagre de maçã.

Modo de preparo

  • Coloque a água para esquentar, mas não deixe ferver;
  • Em uma bacia, adicione a água e o vinagre de maça.

Verifique a temperatura da água para não se queimar, depois, coloque os pés na bacia e deixe-os de molho.

  • Sais de Epsom

Os sais de Epsom possuem ação anti-inflamatória e calmante, melhorando a circulação do sangue. Os minerais presentes ajudam a relaxar a musculatura do pé e consequentemente aliviar a dor no pé.

Ingredientes

  • 5 xícaras de água;
  • 4 colheres de sais de Epsom.

Modo de preparo

  • Coloque a água para esquentar, mas não deixe por muito tempo. A água precisa estar em uma boa temperatura para colocar os pés;
  • Despeje a água em uma bacia e adicione os sais.

Depois mergulhe os pés na água e mantenha por 20 minutos.

 

Alongue-se!

  • Para fortalecer a musculatura do pé, tente pegar uma toalha do chão com os dedos dos pés. Faça de 10 a 15 repetições, de 3 a 4 vezes por semana;

Você sabe como a Pés Sem Dor pode te ajudar com as dores no calcanhar?

As nossas palmilhas ortopédicas  possuem bordas que protegem o calcanhar, e dão estabilidade e conforto para os pés durante qualquer atividade. Além de possuir uma elevação que distribui as pressões exercidas nos pés, eliminando a sobrecarga. Ou seja, conforto e bem-estar garantidos!

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Depois dessas dicas, você já sabe o que deve fazer, não é? Até mais.

 

Fontes:

Pés Sem Dor