Dores após atividade física

 em Atividade física, Bem estar, Esportes

Você já sentiu dor depois de iniciar uma nova atividade física ou ao esforçar-se mais do que o habitual durante um treino? A dor muscular que aparece um ou dois dias após o exercício pode afetar qualquer pessoa, independentemente do seu nível de aptidão.

Mas não desanime. Esse tipo de rigidez muscular ou dor é normal, não dura muito tempo, e é realmente um sinal de que a sua forma física está melhorando.

Dr. Jonathan Folland, especialista em fisiologia neuromuscular da Universidade de Loughborough, Reino Unido, explica como evitar dores musculares após o exercício.

Por que os músculos ficam doloridos após o exercício?

Dores musculares após a atividade física, conhecida como dor muscular tardia (DMT), é comum quando começamos um novo programa de exercícios, mudamos a rotina de exercícios, ou aumentamos a duração ou a intensidade do treino. Quando os músculos são obrigados a trabalhar mais do que eles estão acostumados, ou de uma forma diferente, causamos danos microscópicos às fibras musculares, resultando em dor muscular ou rigidez. DMT é, muitas vezes, erroneamente creditada como causada por ácido lático, no entanto, o ácido lático não está envolvido neste processo.

Quem a DMT afeta?

Qualquer pessoa pode desenvolver dor muscular tardia, mesmo quem já se exercita há anos, incluindo atletas de elite. A DMT pode desanimar os que estão iniciando um programa de exercícios, mas a boa notícia é que a dor vai diminuir à medida que os músculos se acostumam com as novas exigências físicas. A dor faz parte de um processo de adaptação aumentando a resistência e a força durante a recuperação e criação dos músculos. Não se desenvolve dor muscular tardia se não intensificar e forçar o treino.

Que tipo de atividades podem causar dor muscular tardia?

Qualquer movimento o qual você não está acostumado a fazer pode causar dor muscular tardia, em particular, os movimentos que causam a contração do músculo enquanto se alonga (chamados contrações musculares excêntricas). Exemplos de contrações musculares excêntricas incluem descer escadas, correr em descidas, baixar pesos (como a fase de descida de rosca  do bíceps) e o movimento descendente de agachamentos e flexões.

Em quanto tempo a DMT passa?

A DMT normalmente dura entre três e cinco dias. A dor, a qual pode variar de ligeira a grave, ocorre geralmente um ou dois dias após o exercício. Este tipo de dor muscular não deve ser confundido com qualquer tipo de dor que você pode sentir durante o exercício, como a dor aguda, súbita e acentuada, de uma lesão, como distensões musculares ou entorses.

Como tratar a dor muscular tardia?

Não há uma maneira simples de tratar dor muscular tardia. Nada está comprovado ser 100% eficaz. Tratamentos com compressas de gelo, massagens, acupuntura, medicamentos anti-inflamatórios, como aspirina ou ibuprofeno, e descanso podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas. A DMT geralmente não necessita de intervenção médica. No entanto, procure um médico se a dor se tornar debilitante, ou se aparecer inchaço ou se a urina ficar escura.

Como evitar a dor muscular tardia?

Uma das melhores formas de prevenir a dor muscular tardia é iniciar um novo programa de atividade com cuidado e gradualmente. Dar tempo ao músculo para se adaptar aos novos movimentos deve ajudar a minimizar a dor. Há pouca comprovação de que o aquecimento é eficaz na prevenção de dor muscular tardia. No entanto, praticar o exercício com os músculos aquecidos reduz a chance de lesões e melhora o desempenho.Embora o alongamento apresente muitos benefícios, não há atualmente nenhuma comprovação de que alongar-se antes ou após o exercício ajuda a reduzir ou prevenir a dor muscular tardia.

É possível continuar exercitando-se com dor muscular tardia?

Sim, podemos continuar a praticar exercícios mesmo com DMT, embora possa ser desconfortável, especialmente durante a fase de aquecimento. A dor poderá desaparecer durante a sessão, mas voltará depois do exercício, quando os músculos tiverem esfriado. Se a dor dificulta o exercício, então é aconselhável abster-se da atividade por alguns dias até a dor passar. Alternativamente, você pode se concentrar em exercícios visando músculos menos afetados para dar tempo aos grupos musculares mais afetados de se recuperarem.

Sentir DMT é um processo contínuo? Continua ocorrendo sempre?

A DMT é um tipo de condicionamento muscular, o que significa que seus músculos estão se adaptando à nova atividade. A próxima vez que você executar a mesma atividade, ou exercício na mesma intensidade, haverá menos danos no tecido muscular, menos dor e uma recuperação mais rápida. Ter dor muscular tardia desenvolve um efeito protetor parcial que reduz as chances de voltar a sentir dor em decorrência da mesma atividade nas próximas semanas ou meses.

FONTE: nhs.uk

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita