Disque 4003-8033   ou

O primeiro metatarso é o osso longo, localizado no antepé, que tem a cabeça articulada com o “dedão” e a base ligada ao cuneiforme (osso do tarso). Por ser o mais forte dos metatarsos, é responsável pela absorção de maior parte da carga imposta durante o caminhar,além de ser fundamental para o apoio e sustentação do pé aos diferentes desníveis dos terrenos.

Por causa disso, a ocorrência de dores nessa região é frequente e pode se gravar quando o indivíduo pratica esportes de alto impacto ou utiliza calçados inadequados e rígidos por muito tempo. As causas para dores no primeiro metatarso podem estar relacionadas com metatarsalgia, joanete, pés cavos, dedos em formato de martelo ou sesamoidite.

Imagem ilustrativa mostrando onde estão localizados os ossos metatarsos

Região dos metatarsos nos pés

 

CAUSAS

As causas da dor no primeiro metatarso estão ligadas, principalmente, a sobrecarga e o desalinhamento natural das pisadas. Pessoas obesas, esportistas ou mulheres que utilizam calçados inadequados são as mais vulneráveis a esse tipo de dor.

Sobrecargas
De acordo com o estudo “Metatarsalgia”, as explicações para o surgimento de dor no primeiro metatarso estão associadas, principalmente, ao excesso de carga e pressão aplicada na cabeça do osso metatarsiano. Isso acontece devido ao uso excessivo de sapatos e sandálias que comprimem os dedos do pé, alterando a posição natural dos ossos.

dor no primeiro metatarso calcado sapato apertado

Salto alto é um tipo de calçado que sobrecarrega os metatarsos

As dores no primeiro metatarso são muito mais comuns em mulheres do que homens, justamente pelo fato de que elas costumam usar, frequentemente, salto alto. Esse tipo de calçado distribui desproporcionalmente o peso do corpo sobre o pé, sobrecarregando o metatarso e alterando a mecânica do corpo. O excesso de peso também pode contribuir para o aparecimento desse tipo de dor, pois o pé tem de suportar, muitas vezes, uma carga maior que a ideal, assim como a prática exaustiva de esportes de grande exigência física dos pés, como esportes de alto impacto.

Alinhamento
Alterações de pisada ajudam a sobrecarregar o primeiro metatarso, principalmente quando os indivíduos possuem pronação ao caminhar (nesses casos, o pé faz um movimento “para dentro”, sobrecarregando o osso da parte interna). Esse tipo de pisada, por ser aplicada de maneira repetitiva, pode causar fraturas por estresse no primeiro metatarso, devido ao excesso de pressão aplicada no osso.

Ilustração das estruturas dos pés e pernas na pisada pronada
Posicionamento das estruturas na pisada pronada

O uso de palmilhas Pés Sem Dor pode ser muito útil para pessoas com esse tipo de desalinhamento, pois a pisada seria corrigida e o excesso de peso aplicado no primeiro metatarso seria redistribuído para as outras regiões do pé.

Traumas
Dores no primeiro metatarso relacionadas a traumas e lesões podem ter relação com longos períodos de sobrecarga nos ossos ou batidas e trombadas, que ocorrem involuntariamente durante o cotidiano. Devem ser avaliadas e acompanhadas por médico especialista, pois podem prejudicar o bem estar do indivíduo.

 

PRINCIPAIS PATOLOGIAS QUE CAUSAM DOR NOS METATARSOS

Metatarsalgia
Comum em mulheres, ocorre devido ao excesso de pressão aplicada na cabeça dos metatarsos. Está associado ao uso excessivo de sapato com salto.

Hálux valgo (joanete)
É uma protuberância no primeiro metatarso que ocorre devido ao desvio do osso em direção ao lado de dentro do pé e inclinação do “dedão”. Geralmente, o joanete se forma devido a fatores genéticos.

Sesamoidite
É uma inflamação nos ossos sesamóides (pequenos ossos esféricos, envolvidos por tendões ligados entre a cabeça do primeiro metatarso e a falange, que servem para aumentar a eficiência da musculatura em que se envolvem). Causa dores bem localizadas.

Pés cavos
Pessoas com esse tipo de deformidade possuem o arco do pé mais acentuado que o natural, o que contribui para a sobrecarga dos metatarsos, pois o apoio que deveria ser sustentado pelos dedos acaba sendo aplicado na cabeça desses ossos.

Hálux rígido
É uma inflamação da articulação entre a falange e o primeiro metatarso, ocasionada pelo excesso de carga aplicada na região. É o tipo mais comum de artrose (degeneração progressiva da cartilagem que reveste os ossos e leva ao aumento do atrito nas articulações) dos pés e tornozelos, principalmente durante a terceira, pois o corpo entra num processo natural de desgaste de suas estruturas.

 

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

O diagnóstico para detectar o motivo das dores no primeiro metatarso somente deve ser feito por médico especializado, pois ele saberá indicar o melhor tratamento para o alívio dos incômodos. Em alguns casos, apenas após a realização de exames de imagens é que a causa da dor será identificada. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar os inchaços e vermelhidões, como:

– Utilizar calçados confortáveis e espaçosos;

– Diminuir o uso de salto alto e sandálias com bico fino;

– Aplicar gelo nas áreas doloridas por 15 ou 20 minutos;

– Diminuir a intensidade de exercícios físicos e atividades com grande esforço dos pés;

– Pessoas com sobrepeso devem tentar emagrecer para diminuir a pressão sob o primeiro metatarso;

– Usar palmilhas Pés Sem Dor.

Lembrando que o uso de medicamentos somente deverá ser feito com prescrição médica, pois a automedicação é perigosa e pode trazer malefícios ao bem estar dos pacientes.

 

PALMILHAS PÉS SEM DOR® PARA DOR DO 1º METATARSO

O uso de palmilhas Pés Sem Dor alivia a sobrecarga no primeiro metatarso. Para isso, cada palmilha possui uma depressão e um amortecedor na região do dedão, além de um apoio no arco plantar, o que contribui para uma melhor distribuição das pressões nos pés.

Imagem ilustrativa das palmilhas ortopédicas Pés Sem Dor

Palmilhas ortopédicas sob medida Pés Sem Dor