Inchaço nas pernas é normal?

 em Dores, Patologias, Tratar dores

O inchaço nas pernas pode surgir em decorrência de vários fatores – de uso de sapatos inadequados a doenças do sistema circulatório. Saiba mais!

Ao fim de um dia intenso, depois de passar várias horas em pé ou sentado, é muito comum que trabalhadores e estudantes apresentem queixas de inchaço nas pernas. Apesar de comum, perceber as pernas inchadas com frequência não é um bom sinal e pede uma investigação minuciosa com um especialista para elucidar as causas. Várias questões podem estar relacionadas ao surgimento do sintoma, desde um inchaço esporádico, ocasionado por uma viagem longa, até doenças mais sérias.

Se você deseja entender os motivos que podem levar ao inchaço nas pernas, não deixe de ler o artigo de hoje até o final!

O que pode causar inchaço nas pernas?

Nem sempre perceber as pernas inchadas é motivo para preocupação. Em casos de viagens longas, nas quais é necessário ficar por várias horas sentado para chegar ao destino, ou eventos em que é preciso passar várias horas em pé, como shows, é perfeitamente possível que as pernas inchem, pois o processo de retorno do sangue ao coração fica um pouco mais lento.

Passar muito tempo em pé ou sentado

O processo de circulação do sangue acontece em duas etapas: saída e retorno do sangue. A primeira parte é feita pelas artérias que, sob pressão, “empurram” o sangue pelo corpo, distribuindo-o pelos órgãos. Depois de nutrir as células, o líquido retorna ao pulmão pelas veias, para ser oxigenado e devolvido ao coração.

Esse trabalho de devolução do sangue é feito contra a gravidade e com uma pressão menor, utilizando válvulas que se fecham com a passagem do sangue – e músculos que ajudam a impulsioná-lo com a movimentação. Quando passamos muito tempo sentados ou em pé, o retorno venoso é dificultado, fazendo com que o sangue se acumule nos membros inferiores e provoque o inchaço.

Inchaço nas pernas durante a gravidez

Como diz o ditado popular, “gravidez não é doença”, mas pode trazer consigo alguns sintomas bem desagradáveis, como enjoos, mudanças de humor e inchaço nas pernas. Para receber o bebê, uma série de alterações acontecem no organismo. No início da gestação, ocorre o aumento do volume de líquidos produzidos e as veias ficam mais distensíveis – segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, como o sistema circulatório ainda não está adaptado, as gestantes podem se queixar de inchaço.

Apesar de comum, é preciso acompanhar o inchaço, pois, em alguns casos, pode evoluir para trombose gestacional, principalmente as pacientes que já apresentam algum tipo de problema de circulação.

Alguns medicamentos podem causar inchaço nas pernas

Alguns remédios podem aumentar a retenção de líquidos nos membros inferiores, propiciando aparecimento do inchaço nas pernas. Alguns exemplos são: pílula anticoncepcional, alguns medicamentos utilizados no controle da diabetes e da pressão alta, antidepressivos e repositores hormonais. Caso você utilize algum desses medicamentos, não interrompa o uso sem a autorização do profissional responsável pelo seu caso – o ideal é conversar com ele e procurar alternativas para reduzir o inchaço sem prejudicar o tratamento!

Uso de sapatos inadequados

Utilizar calçados apertados, com bicos finos, que apertam a ponta do pé, ou salto alto por longos períodos dificulta o retorno do sangue ao coração e favorece o aparecimento do inchaço. No caso dos sapatos de salto, o centro de pressão do corpo se desloca consideravelmente para a ponta dos pés, sobrecarregando as articulações e favorecendo o acúmulo de sangue no local – você, provavelmente, já deve ter notado os pés e pernas inchadas depois de um evento longo usando salto.

Doenças nas articulações

Algumas doenças que acometem as articulações podem provocar inchaço nas pernas – alguns exemplos são a gota e a artrite. Entenda mais abaixo:

  • Gota: é provocada pela alta do ácido sulfúrico no organismo, que leva à formação de cristais nas articulações. Entre os sintomas, podemos destacar:
  • Inchaço;
  • Dor intensa, frequentemente à noite;
  • Aumento da temperatura no local afetado;
  • Vermelhidão;
  • Formação de protuberâncias no local.
  • Artrite: ataca as cartilagens que revestem as articulações, levando-as a um processo degenerativo progressivo. O inchaço e a dor não são sintomas comuns no início do desenvolvimento da doença, mas podem aparecer. Outros sinais são:
  • Articulação estalando ao andar;
  • Sensação de atrito no local afetado;
  • Rigidez matinal;
  • Redução da extensão e flexão do joelho.

O que pode ser feito para desinchar as pernas?

O primeiro passo para aliviar o inchaço nas pernas é descobrir o que está provocando o problema – só assim, o profissional responsável poderá indicar o tratamento adequado. Depois de se consultar, alguma das alternativas abaixo podem ser recomendadas:

Colocar as pernas para cima

Ao colocar as pernas para cima, facilitamos o processo de retorno do sangue ao coração com o auxílio da gravidade. Elevando as pernas por 20 minutos diariamente, você poderá favorecer a circulação sanguínea e diminuir o acúmulo de líquidos nos membros inferiores, que geram o inchaço nas pernas.

Evitar passar várias horas seguidas sentado ou em pé

Sabemos que, muitas vezes, passar longas jornadas em pé ou sentado é uma exigência do trabalho. Entretanto, para melhorar a circulação nos membros inferiores é importante alternar a posição algumas vezes por dia. Para isso, pode ser uma boa ideia negociar momentos de ginástica laboral com seus superiores ou tirar alguns minutos do dia para fazer um alongamento durante o expediente. 

Consumir mais água

Um dos segredos para se ver livre da retenção de líquidos é beber mais água. O líquido ajuda a eliminar as toxinas desnecessárias pela urina e suor, melhorando o funcionamento dos rins e mantendo o corpo hidratado. Por isso, para diminuir o inchaço nas pernas, adicione alguns copos a mais de água no seu dia.

Utilizar palmilhas e calçados sob medida

Para trabalhar sem sofrer com dores e inchaço nos pés, joelhos e tornozelos, é preciso utilizar sapatos confortáveis, que proporcionam uma boa estabilização e absorção de impacto. Na Pés Sem Dor, confeccionamos palmilhas sob medida de acordo com as necessidades dos seus pés, proporcionando conforto ao longo de todo o dia. Elas são produzidas com as correções necessárias para corrigir a pisada e alinhar as articulações. Com isso, você poderá obter mais:

  • Mais conforto;
  • Maior contato dos pés com o solo;
  • Encaixe perfeito dos pés;
  • Amortecimento de impacto;
  • Diminuição ou eliminação do inchaço.

Em nossa linha de produtos, também temos calçados sob medida, que podem ser utilizados tanto no ambiente profissional quanto domiciliar e social. Destacamos a linha Works, com sapatos confeccionados em material superleve que proporciona conforto extremo e alta absorção de impacto. Você pode optar pelos modelos Classic Lite ou Star Vintage.

Para adquirir os seus sapatos e palmilhas sob medida para diminuir ou eliminar o inchaço nas pernas, ligue para o telefone 4003-8883 ou clique aqui e agende sua avaliação gratuita com um de nossos especialistas!

Perguntas frequentes

Quando o inchaço nas pernas é preocupante?

Em algumas ocasiões específicas, é normal e esperado que as pernas inchem – como em viagens longas de ônibus ou shows. Entretanto, quando o inchaço é recorrente e não melhora de um dia para o outro, é preciso procurar a ajuda de um especialista, pois algo mais sério pode estar acontecendo!

O que é bom para desinchar as pernas?

O inchaço costuma ser produto do acúmulo de líquidos nos membros inferiores. Se esse for o caso, colocar as pernas para cima alguns minutos por dia, evitar passar muito tempo em pé, consumir mais água e utilizar palmilhas sob medida podem ajudar a evitar o inchaço.

Quais doenças provocam inchaço nas pernas?

O edema (inchaço) é um sintoma comum a várias doenças – entre elas varizes, artrite e gota. Entretanto, para obter um diagnóstico preciso, é preciso procurar a ajuda de um profissional, que investigará a fundo o inchaço e os sintomas que acompanham-no.


Fontes

https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/gota/

https://www.pessemdor.com.br/o-trabalho-e-a-relacao-com-os-pes-tornozelos-e-joelhos/

https://www.pessemdor.com.br/sobre-a-pesquisa-o-trabalho-e-a-relacao-com-os-pes-tornozelos-e-joelhos/inchaco/

https://laan.jatai.ufg.br/p/7320-sistema-articular

https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/casos_complexos/Dona_Margarida/Complexo_06_Margarida_Varizes.pdf

Mateus Martinez
Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013). É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos. Profissional com registro no crefito: 162983-F
Postagens Recomendadas
Agende sua avaliação gratuita